[weglot_switcher]

Drones e buggies. Startups de tecnologia militar da Lituânia mobilizam apoio à Ucrânia

Investidores, empreendedores e organizações não-governamentais reuniram-se em Vilnius para reforçar os investimentos em “miltech”. Mais de um milhão de euros ficaram garantidos.
21 Março 2022, 18h15

O ecossistema empreendedor da Lituânia está a mobilizar apoios para a Ucrânia através do reforço dos investimentos em soluções de tecnologia militar (miltech), que poderão ser necessários devido à guerra que decorre no leste da Europa. Um grupo de business angels lituanos reuniu-se em Vilnius com empreendedores e organizações não-governamentais (ONG) locais e o embaixador ucraniano, assegurando mais de um milhão de euros de financiamento.

Como o sector da tecnologia militar tem crescido no país, que faz fronteira com a Polónia e a Bielorrússia, o intuito é alargar o apoio financeiro e logístico às operações de Kiev no terreno, através de aparelhos tecnológicos espaciais, buggies não tripulados ou drones, conforme explicou Justinas Pašys, diretor executivo da Lituânia Business Angel Network (LitBAN), no evento promovido por esta instituição na semana passada.

“O ecossistema de startups da Lituânia está solidário com a Ucrânia e ativou várias iniciativas de apoio. À medida que a guerra entra na quarta semana, devemos manter o ímpeto, focar-nos nas necessidades mais urgentes e centralizar os nossos esforços para ajudar. Para isso, devemos manter um diálogo direto entre a comunidade empresarial e os parceiros e ONG ucranianas”, afirmou Justinas Pašys.

O embaixador ucraniano na Lituânia, Petro Beshta, aproveitou o palco para alertar para a “extrema necessidade de auxílio contínuo de equipamentos” de defesa, bem como para a necessidade de as empresas do Ocidente continuarem a fazer pressão à Rússia através de boicotes, o que tem acontecido com as centenas de organizações, de todos os sectores de atividade, que suspenderam os negócios com Moscovo.

O diretor desta rede de investidores lituanos considera que o segundo mandato à frente do LitBAN, por causa destes “tempos geopoliticamente desafiantes”, está a refletir-se no incentivo a investimentos mais proeminentes em startups nacionais de miltech. “Neste evento, decidimos apresentar cinco soluções de tecnologia espacial e aérea não tripulada, bem como veículos terrestres, com o intuito de destacar o nosso sector de inovação em defesa em crescimento e a resoluta vontade do nosso ecossistema em responder aos desafios existenciais”, sublinhou Justinas Pašys.

Entre as soluções apresentadas em Vilnius estiveram um Astrolight (comunicação por laser), um AirLift (drone de entregas em zona de guerra) da Adscensus, um Krampus (robô todo-o-terreno para forças especiais) da Ostaralab, um DBox (solução de manutenção para operações de drones controlados remotamente) da DroneTeam e um BlackSwan Space (controlo de satélite).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.