[weglot_switcher]

DST Group investe em simulador para formação de trabalhadores

A empresa foi a primeira da Europa a adquirir um simulador com tecnologia virtual que permite a aprendizagem interativa aos seus funcionários, ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível e diminuição da emissão de gases poluentes.
11 Julho 2023, 16h10

O DST Group, uma empresa que desenvolve a sua principal atividade na área da engenharia e construção, anunciou a aquisição do primeiro simulador da marca Komatsu na Europa, um investimento superior a 150 mil euros.

O simulador server para a formação de trabalhadores manobradores de diferentes máquinas, sendo que a tecnologia usada é similar à da formação de pilotos de aviação.

A ferramenta virtual vai reproduzir as funcionalidades de diversos equipamentos, o que vai permitir aos funcionários receber formação e testar diversos cenários em condições de segurança e ergonomia, sem os riscos ou consequências de erros de utilização em equipamentos reais.

Com este investimento a empresa reforça o seu compromisso com a vanguarda da inovação e desenvolvimento de profissionais dos seus trabalhadores e contribui para a preservação do meio ambiente, graças à redução do consumo de combustíveis e da emissão de gases poluentes.

José Machado, diretor de Recursos Humanos do DST Group, afirma que ” a simulação de cenários permitirá reduzir emissões de CO2 e mitigar erros de utilização em equipamentos reais, assim como, nos permitirá ganhar horas de avanço em fase de planeamento dos projetos, de forma a reduzir tempos de execução, antecipando ganhos de produtividade e diminuindo a probabilidade de acidentes que possam colocar em risco a segurança de trabalhadores”.

A ferramenta já foi testada no campus em Braga e segundo José Machado ” a expectativa é que pelo menos 30 novos trabalhadores beneficiem do uso do simulador até ao final do ano”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.