[weglot_switcher]

É britânico, filho de veterano da Royal Air Force, mas agora dá voz a vídeos de propaganda russa

A justificação apresentada por Putin para a realização da “operação militar especial” no país vizinho – desnazificação da Ucrânia – é uma das mensagens presentes no vídeo insiste. “Hoje, na Ucrânia, os nazis e os seus lacaios nacionalistas fascistas são aclamados como heróis”, diz Grant.  
26 Maio 2022, 14h00

Bruge Grant, filho de um veterano da Royal Air Force (RAF) da Segunda Guerra Mundial, fez a locução de um vídeo de propaganda russa em língua inglesa no qual acusa Kiev do “genocídio” da população russófona em território ucraniano, de acordo com o “Daily Mail”.

O vídeo publicado na segunda-feira ao qual o ator britânico de 72 anos dá voz tem uma série de referências à Segunda Guerra Mundial, como a “perda de mais de três milhões de soldados e oficiais do Exército Vermelho”.

A justificação apresentada por Putin para a realização da “operação militar especial” no país vizinho – desnazificação da Ucrânia – é um dos pontos em que o vídeo insiste. “Hoje, na Ucrânia, os nazis e os seus lacaios nacionalistas fascistas são aclamados como heróis”, diz Grant.

“No século XXI o nazismo não só regressou à Ucrânia como penetrou profundamente na mente de muitos cidadãos”, diz o ator, acusando a Ucrânia de um “genocídio em massa da população de língua russa”.

Grant, que vive na Rússia desde 1994, é proprietário de uma empresa de serviços linguísticos registada em Londres; é licenciado pela Universidade de Aberdeen, mas emigrou mais tarde para o Canadá antes de se mudar para a Federação Russa, segundo o “The Times”.

O “Daily Mail” compara o trabalho de Grant ao do Lord Haw-Haw, cujo nome verdadeiro é William Joyce, um ativista fascista na Grã-Bretanha de nacionalidade norte-americana e irlandesa que, durante a década de 1930, ajudou os nazis a transmitir propaganda anti-britânica durante a guerra,  um crime pelo qual foi enforcado em 1946.

 

licenciou-se na Universidade de Aberdeen mas emigrou mais tarde para o Canadá antes de se mudar para a Rússia, de acordo com o jornal.
Grant “emprestou” a sua voz a “mais de 33 estúdios” e trabalhou como um principais atores de voz para a série de jogos de vídeo War Thunder produzida pela Gaijin Entertainment, que já se distanciou das declarações de Grant, segundo o “The Times”.

“Ele é um famoso talento de voz freelancer que participou em centenas de projetos como filmes, documentários, jogos de vídeo e vídeos publicitários que nada têm a ver connosco”, comentou a empresa.

A publicação do vídeo na página do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo ocorre poucos dias depois de o parlamento ter aprovado um projeto de lei que concede aos procuradores poderes para encerrar gabinetes de imprensa estrangeiros em Moscovo, no caso de um país ocidental ter sido “pouco amigável” com os meios de comunicação russos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.