[weglot_switcher]

easyJet reforça no aeroporto do Porto: mais dois aviões, mais 350 mil lugares e três novas rotas (com áudio)

De acordo com os responsáveis da companhia aérea ‘low cost’, este movimento vai contribuir para a criação de cerca de 70 novos postos de trabalho diretos para região, promovendo o Turismo no Norte de Portugal.
3 Fevereiro 2022, 12h58

A easyJet vai reforçar o investimento no aeroporto do Porto, tendo anunciado hoje, dia 3 de fevereiro, mais dois aviões baseados na região, mais 350 mil lugares disponíveis e o lançamento de três novas rotas com destino a Porto Santo, Colónia e Madrid.

De acordo com os responsáveis da companhia aérea ‘low cost’, este movimento vai contribuir para a criação de cerca de 70 novos postos de trabalho diretos para região, promovendo o Turismo no Norte de Portugal.

José Lopes, diretor-geral da easyJet para Portugal, afirmou há minutos, numa conferência de imprensa realizada no Porto, que “é com grande entusiasmo que hoje anunciamos dois novos aviões baseados e três novas ligações de e para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro”.

“Ao longo dos últimos meses temos trabalhado no sentido de reforçar a nossa posição nos aeroportos portugueses e Porto não é exceção”, adiantou este responsável, recordando que a easyJet conquistou, nos últimos seste meses, a segunda posição entre as companhias aéreas a operar no Porto, crescendo 9% face ao período pré-pandemia.

Segundo José Lopes, “a easyJet tem procurado construir alicerces fortes e que nos permitam criar uma plataforma sólida de investimento, que possa acompanhar o nosso processo de crescimento consoante as oportunidades que venham a surgir”.

“É neste sentido que alocamos agora dois novos aviões para a nossa base no Porto, os quais criarão cerca de 70 novos empregos diretos na região. Além disso, as novas rotas permitirão ainda reforçar a nossa oferta e oferecer aos nossos clientes mais possibilidades de viajar, seja em trabalho ou em lazer”, garantiu o diretor-geral da easyJet Portugal.

Já num tom mais crítico, José Lopes disse que “estamos a trabalhar na recuperação e, para isso, precisamos do apoio das instituições decisoras para garantir uma maior liberdade para que as pessoas possam voar, tal como recomendado pela Comissão Europeia”.

“Segundo a IATA [International Air Transport Association], as pesquisas mostram que as restrições para viajar na União Europeia tiveram pouco ou nenhum impacto na disseminação da variante Ómicron”, acusou este responsável.

A easyJet celebra ainda o transporte de 14 milhões de passageiros para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde opera desde 2007.

“Continuar a investir nos mercados estratégicos do sul da Europa e, deste modo, contribuir ativamente para a recuperação da economia e do turismo, faz parte da estratégia para o verão de 2022, que pressupõe a reativação das rotas com sabor a férias para Ibiza e Palma de Maiorca. Com este movimento, a easyJet faz crescer a frota portuguesa para 15 aviões (cinco em Lisboa, seis no Porto e quatro em Faro), onde já emprega um total de mais de 520 pessoas, das quais 214 baseadas no Porto”, destaca um comunicado da easyJet.

Das três novas rotas de e para o aeroporto do Porto, a ligação para o Porto Santo estará disponível a partir de 1 de maio até 27 de outubro, com duas frequências semanais (quintas-feiras e domingos). A rota para Colónia será operada duas vezes por semana (segundas e sextas-feiras), entre 1 de abril e 8 de outubro deste ano, e a conexão com destino a Madrid, terá cinco frequências semanais (de segunda-feira a domingo, entee 3 de abril e 29 de outubro).

“A easyJet opera no Porto desde 2007, tendo inaugurado a sua base na região em março de 2015. No ano seguinte, iniciou a operação para as rotas domésticas. E até ao momento, já transportou mais de 14 milhões de passageiros, contando agora com 23 ligações para aeroportos europeus em cerca de oito países, reforçando a sua posição como a segunda companhia aérea na região”, adianta o referido comunicado.

A administração da easyJet assinala também que, “apesar de a curto prazo a companhia prever que a variante Ómicron tenha impacto nas reservas, encontra-se confiante para este verão, prevendo uma procura elevada para destinos de praia e lazer”.

“Com o objetivo de inaugurar a rota Porto-Porto Santo e ao celebrar o reativar das ligações do Porto a destinos de praia, como Palma de Maiorca e Ibiza, a easyJet estabelece uma parceria com a Havaianas Europe. Através desta, a marca irá oferecer um ‘kit’ alusivo ao verão para os passageiros dos primeiros voos destas conexões, agendados para o final de março”, revelam os responsáveis da easyJet.

Sobre este reforço da easyJet no aeroporto do Porto, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal destaca que “o Porto e o Norte, pelas características da região – diversidade de produtos turísticos, elevado número de experiências, oferta hoteleira diversificada, suportada pela elevada qualidade do nosso aeroporto e de cidades com grande capacidade de atração, é um destino fundamental para a retoma do sector do turismo em Portugal”.

“Para que tal aconteça, a acessibilidade aérea é uma prioridade absoluta para o Turismo do Porto e Norte e um factor crítico de sucesso no desempenho dos negócios de uma região fortemente exportadora”, defendeu este responsável.

Segundo Luís Pedro Martins, “a easyJet tem dado um enorme contributo, pois temos no continente europeu uma grande parte dos nossos mercados estratégicos, uma vez que liga o destino a seis dos principais mercados internacionais emissores para o Porto e Norte”.

“Este momento é por isso importante para reforçarmos a confiança que temos na retoma, celebrando hoje um número tão significativo de 14 milhões de passageiros, por uma única companhia, mas acima de tudo porque reforça o grande compromisso, no presente e no futuro, da companhia para com a região. Por todas estas razões, e em conjunto com o Turismo de Portugal, continuaremos a apoiar a aposta da easyJet no destino, e congratulamo-nos com a permanente aposta da empresa na região, felicitando não só pelos objetivos alcançados mas também pela visão de futuro”, assumiu o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Por seu turno, Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal, salientou que “a ANA/Vinci Airports congratula-se pela aposta da easyJet no aeroporto do Porto, com o reforço de mais dois aviões baseados, que vai aumentar a sua rede de destinos à partida deste aeroporto, permitindo uma maior diversificação da oferta e conectividade da região”.

“Esta operação traduz a relevância do Porto enquanto destino e o trabalho contínuo da ANA/Vinci Airports com os seus parceiros, no desenvolvimento de rotas e na qualidade de serviço neste aeroporto, consecutivamente premiado internacionalmente pelos seus passageiros. O recente investimento de 31 milhões de euros na ampliação do ‘taxiway’ permitir-nos-á aproveitar ao máximo, e nas melhores condições, a retoma do tráfego aéreo, consolidando a sua posição como o principal aeroporto do noroeste da Península Ibérica, uma referência em termos de conectividade, qualidade de serviço e crescimento sustentável”, salientou Thierry Ligonnière.

Neste momento, a easyJet é a terceira maior companhia aérea em Portugal – líder no Funchal, segunda no Porto e em Faro e terceira em Lisboa – onde opera desde 1998.

Afirma-se como a segunda ‘low cost’ a operar no mercado nacional, com 7,2 milhões de passageiros transportados de e para o país em 2019, antes da era pandemia.

“Para 2022, a companhia quer ainda reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade junto do público, defendendo a importância de transformar a aviação numa indústria cada vez mais sustentável. Estabelecer uma meta provisória baseada na ciência e com o objetivo de atingir emissões líquidas zero até 2050 (tal como defendido pela Race To Zero, campanha a que a easyJet aderiu recentemente). Além disso, tomar medidas consistentes nas suas operações que são cada vez mais eficientes e apresentar a jornada até ao zero líquido nos próximos meses são também objetivos da companhia para este ano”, esclarece o referido comunicado.

O mesmo documento avança que, “além disso, a easyJet pretende ainda continuar a contribuir para a recuperação da economia e do turismo no país, alcançando o crescimento pré-pandémico até 2023”, “estando a adicionar capacidade e esperamos voar cerca de 74% da capacidade de 2019 no segundo trimestre e esperando que a capacidade do quarto trimestre de Verão se aproxime dos níveis de 2019”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.