[weglot_switcher]

Ecofin formaliza saída de Portugal do défice excessivo esta sexta-feira

Conselho de ministros das Finanças da União Europeia formaliza decisão anunciada pela Comissão Europeia a 22 de junho. Com a saída do défice excessivo este Verão, o Governo já pode preparar o Orçamento do Estado para 2018 com uma folga adicional.
  • Audiovisual da União Europeia
14 Junho 2017, 15h41

O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia, conhecido como Ecofin, irá formalizar esta sexta-feira a recomendação da saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE), recomendada pela Comissão Europeia a 22 de junho.

“É esperado que o Conselho Ecofin encerre os procedimentos de défice contra a Croácia e Portugal”, segundo a agenda da reunião a que a Lusa teve acesso.

O Ecofin tende a seguir as avaliações da Comissão Europeia, pelo que desde que Bruxelas recomendou a saída do PDE português que não se esperava que este anúncio fosse problemático, após Portugal ter reduzido o défice para 2,0% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, abaixo da meta dos 3% inscrita no PEC.

A saída do PDE vai possibilitar o acesso de Portugal a mecanismos de flexibilidade das regras orçamentais europeias, ainda que dificilmente essa folga chegue a tempo do Orçamento do Estado para 2018. Ao sair do PDE, um Estado-membro passa a ter acesso a normas mais flexíveis na contabilização do défice, no que diz respeito despesas com reformas estruturais e investimentos feitos no âmbito do Plano Juncker e com recursos a fundos comunitários, que só deverão ser permitidos dentro de um ano, com a apresentação do Programa Nacional de Reformas e o Programa de Estabilidade.

A reunião na qual Portugal estará representado pelo ministro das Finanças será antecedida na quinta-feira pela reunião do Eurogrupo, onde é esperado um acordo sobre o encerramento da segunda revisão do programa de assistência financeira à Grécia e o desbloqueio de nova tranche do empréstimo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.