[weglot_switcher]

Economia portuguesa desacelerou para 2,1% em 2018, abaixo da meta do Governo

O Produto Interno Bruto cresceu 2,1% em 2018. Governo previa expansão de 2,3%. Nos últimos três meses do ano, economia cresceu 1,7%, em termos homólogos, e 0,4% em cadeia.
14 Fevereiro 2019, 09h30

O Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal abrandou para 2,1% em 2018, face aos 2,8% registados no ano anterior. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, na estimativa rápida das contas nacionais, o crescimento económico ficou 0,2 pontos percentuais abaixo da meta do Governo fixada para 2018, e em linha com as estimativas dos analistas consultados pelo Jornal Económico.

“Esta evolução resultou do contributo mais negativo da procura externa líquida, verificando-se uma desaceleração das exportações de bens e serviços mais acentuada que a das importações de bens e serviços, e do contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo o crescimento menos acentuado do investimento”, explica o INE.

De acordo com os dados divulgados pelo organismo de estatística, a economia portuguesa cresceu 1,7% no último trimestre do ano, em termos homólogos, e 0,4% em cadeia, enquanto no terceiro trimestre de 2018, tinha registado uma expansão de 2,1% em termos homólogos e 0,3% em cadeia.

“A procura externa líquida apresentou um contributo para a variação homóloga do PIB mais negativo que o observado no trimestre anterior, refletindo uma diminuição em volume das exportações de bens”, referiu o INE, acrescentando que no sentido oposto, “o contributo positivo da procura interna aumentou, em resultado da aceleração do investimento e do consumo privado”.

O abrandamento da economia portuguesa está em linha com o registado na zona euro, que terá crescido 1,8% em 2018, um desaceleramento de 0,5 pontos percentuais face a 2017, quando registou o maior crescimento da década, segundo a estimativa rápida do Eurostat divulgada há duas semanas. Esta quinta-feira, às 10 horas, o Eurostat divulga os dados finais.

De acordo com os dados preliminares do organismo de estatística da União Europeia, o PIB dos 19 países cresceu na totalidade do ano 1,8%, que compara com os 2,3% registados em 2017.

(Atualizado às 09h36)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.