[weglot_switcher]

EcoPol: União Europeia vai ter 14 mil milhões de euros em custos fiscais com o Brexit

Segundo o “Economic Effects of Brexit on the European Economy”, supondo que não há ajustamento na estrutura de despesas europeia e que a diferença fiscal no orçamento europeu será preenchida proporcionalmente ao Rendimento Nacional Bruto, a Alemanha teria de contribuir com 4,6 mil milhões de euros e França com uns adicionais 2,1 mil milhões de euros adicionais para o orçamento da União Europeia.
  • Reuters
3 Dezembro 2017, 16h01

O estudo “Economic Effects of Brexit on the European Economy, elaborado pela EconPol Europe – Rede Europeia de Investigação em Política Económica e Fiscal, concluiu que os custos fiscais (14 mil milhões de euros) máximos do Brexit para a União Europeia representam 32% das consequências totais.

O trabalho da autoria de Gabriel Felbermayr, Clemens Fuest, Jasmin Groeschl e Daniel Stöhlker, divulgado este domingo, 3 de dezembro, mostrou que custos fiscais para países da UE27 aumentariam com a saída do Reino Unido da União Europeia.

A antevisão das potenciais consequências dos vários (futuros) acordos entre a União Europeia e o Reino Unido revela que o Brexit levaria a um declínio considerável do comércio de bens e serviços entre os britânicos e os países da União Europeia a 27 (UE27). Perante um divórcio hard, as exportações do Reino Unido para a Alemanha cairiam 50%, com efeitos comerciais comparáveis ​​nos restantes membros. Já as exportações alemãs para o Reino Unido diminuiriam 33%.

As perdas da UE27 ascendem a 29,6 mil milhões de euros em receita bruta real por ano na perspetiva da Organização Mundial do Comércio, enquanto os custos para o Reino Unido totalizam 30,2 mil milhões de euros. “Em termos absolutos, o Reino Unido perde um pouco mais do que a UE27. Atualmente, os custos fiscais são difíceis de quantificar, pois estão sujeitos a negociações. Em 2015, a contribuição líquida total do Reino Unido para o orçamento da União Europeia atingiu os 14 mil milhões de euros”, refere a análise.

Segundo o estudo, supondo que não há ajustamento na estrutura de despesas europeia e que a diferença fiscal no orçamento europeu será preenchida proporcionalmente ao Rendimento Nacional Bruto (RBN), a Alemanha teria de contribuir com 4,6 mil milhões de euros e França com uns adicionais 2,1 mil milhões de euros adicionais para o orçamento da União Europeia. Por exemplo, na Polónia, isso equivaleria a 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

Impacto do Brexit sobre a receita bruta real em mil milhões de euros

Fonte: EcoPol

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.