[weglot_switcher]

Efeito Messi: salário vai eclipsar a MLS. Preços dos bilhetes do Inter Miami dispararam

O seu salário vai deixar a milhas os dos mais bem pagos da MLS até agora. Mas há mais no seu contrato, incluindo a possibilidade de comprar um clube.
8 Junho 2023, 18h21

O preço dos bilhetes do Inter Miami disparou mais de 1.000% com a chegada de Leo Messi ao clube norte-americano que é detido em parte por David Bekham e que também é presidente.

O jogador, recém campeão do mundo, pode estrear-se pelo clube a 21 de julho no jogo entre Inter Miami e o Cruz Azul da Leagues Cup (um torneio entre todos os clubes da liga MLS dos EUA e da Liga MX do México). Os preços para este jogo dispararam de 29 para 459 dólares, segundo a “Forbes”.

Já o preço para o jogo com o New York Red Bull ( o seu primeiro da liga MLS) subiu de 30 para 512 dólares. Dias depois, a 3 de setembro, o jogo contra os campeões da liga Los Angeles FC disparou de 81 para 599 dólares. O preço médio para os jogos em casa do Inter disparou 515% para os 935 dólares. Na hora seguinte ao anúncio da contratação, 15 mil pessoas procuraram por bilhetes para a nova equipa do craque argentino que ganhou sete Bolas de Ouro.

Mas desengane-se que Lionel Messi vai ter à sua espera o ambiente de um Camp Nou (99 mil lugares) do seu FC Barcelona, ou mesmo um Parque dos Principes do PSG (48 mil lugares): o estádio do Inter Miami tem 18 mil lugares e fica localizado… em Fort Lauderdale, 50 kms a norte de Miami. A razão é que o Inter está à espera da conclusão do seu novo estádio com 25 mil lugares, esse sim em Miami, mas o Miami Freedom Park só deverá estar concluído em 2025. Uma das possibilidades é a equipa jogar no estádio dos Miami Dolphins, equipa de futebol americano, que conta com 65 mil lugares.

Messi vai assinar por três anos, com uma cláusula de saída no final dos dois primeiros anos. Por temporada, vai ganhar 40 milhões de dólares. Mas há mais em cima da mesa: vai ganhar uma percentagem das vendas do serviço de streaming de futebol MLS Season Pass, que pertence à Apple TV; uma percentagem das vendas do equipamento da Adidas; a posibilidade de comprar uma equipa (franquia) da MLS quando se retirar, tal como aconteceu com David Beckham, segundo os meios espanhóis “As” e “Palco 23”.

Em 2022, Leo Messi foi o atleta mais bem pago do mundo: 130 milhões de dólares divididos entre o seu salário no PSG e rendimentos astrómicos com contratos fora de campo, segundo o ranking da “Forbes”.

O seu salário vai deixar a milhas o dos jogadores mais bem pagos da liga. Xherdan Shaquiri do Chicago Fire (8,2 milhões de dólares); o italiano Lorenzo Insigne do Toronto FC (7,5 milhões de dólares); o mexicano ‘Chicharito’ Hernandez dos LA Galaxy (7,4 milhões de dólares).

O Inter Miami é atualmente uma das piores equipas da MLS: está em último lugar na conferência Leste e é a terceira equipa com menos pontos da MLS. É treinada pelo inglês Phil Neville e tem como principal craque o avançado venezuelano Josef Martinez.

Lionel Messi é o melhor marcador da história do Barcelona com 672 golos, 10 La Ligas, quatro Ligas dos Campeões e sete copas de Espanha. Esteve no clube catalão durante 21 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.