[weglot_switcher]

Eleições no Grande Oriente Lusitano vão ter segunda volta

Fernando Lima e José Adelino Maltez vão disputar uma segunda volta, porque nenhum conseguiu ter mais de 50% dos votos. Daniel Madeira de Castro, o menos votado, ficou arredado da corrida.
4 Junho 2017, 19h41

O atual grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, vai disputar a segunda volta das eleições nesta obediência maçónica com o professor universitário José Adelino Maltez, a 24 de junho.

Nenhum dos três candidatos conseguiu obter mais de 50% dos votos na primeira volta das eleições, que decorreram este fim de semana. O grão-mestre é escolhido por um universo de cerca de mestres maçons e exerce o cargo por um mandato de três anos.

A Lusa noticia, citando fonte do GOL, que Fernando Lima obteve 37% dos votos, José Adelino Maltez o 33% e Daniel Madeira de Castro 30%, quando falta contabilizar os resultados de apenas duas lojas.

Lima e Adelino Maltez são membros da mesma loja maçónica, a Universalis. Fernando Lima é o atual grão-mestre do GOL e recandidata-se a um terceiro mandato. Foi presidente do conselho de administração da Galilei (que resultou da sociedade que era dona do BPN) e é sócio do escritório de advogados Lima, Serra, Fernandes & Associados, que foi alvo de buscas no âmbito da Operação Marquês, que tem no seu centro o ex-primeiro-ministro José Sócrates, indiciado por corrupção.

A Loja Universalis é percebida como das mais poderosas, onde pontificam, além do atual grão-mestre, irmãos como o ex-ministro Miguel Relvas; José Conde Rodrigues, que foi secretário de Estado do PS; José Almeida Ribeiro, que pertenceu aos serviços de informações e foi secretário de Estado adjunto de José Sócrates; o responsável pela empresa de sondagens Aximage Jorge de Sá, entre outros.

Lima, que integrou o órgão executivo do GOL durante seis anos, até ser eleito grão-mestre pela primeira vez, propõe como adjuntos António Ventura, professor de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e autor do livro “Chefes de Governo Maçons – Portugal (1835-2016)”, e Carlos Amaral Vasconcelos, advogado de Guimarães.

Vasconcelos é, também, presidente do Grande Tribunal Maçónico, pelo que foi obrigado a solicitar, por carta, ao seu vice neste órgão que o substituísse em todos os actos relacionados com as eleições.

O professor de ciência política do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa José Adelino Maltez tem como adjuntos Luís Vaz, historiador, e Manuel Matos, capitão de Abril.

O terceiro candidato era Daniel Madeira de Castro, economista, da Loja Acácia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.