[weglot_switcher]

Elon Musk vendeu cinco mil milhões de dólares em ações da Tesla

 No passado sábado, 6 de novembro, o CEO da Tesla questionou os seus seguidores se deveria vender 10% da sua participação na empresa, recolhendo 58% de positividade a favor da venda.
11 Novembro 2021, 10h15

Elon Musk comprometeu-se com os seus seguidores no Twitter e cumpriu. O CEO da Tesla vendeu perto de 5 mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros) em ações da fabricante de veículos elétricos, uma ação que chegou poucos dias depois de ter perguntado aos seus 63 milhões de seguidores se deveria de vender 10% das ações que detém na empresa.

Primeiramente, Musk optou por vender quase 3,6 milhões de ações na Tesla, avaliadas em cerca de quatro mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros). Posteriormente chegou a venda de 934 mil ações por 1,1 mil milhões de dólares (958 milhões de euros).

A venda destas últimas ações ocorreu depois de Musk ter exercido mais de 2,15 milhões de opções de compra de ações (stock options) na empresa, vendendo então parte das ações, revelou o regulador do mercado de capitais, a Securities and Exchange Commission (SEC). De acordo com o regulador, o CEO exerceu as opções ao preço unitário de 6,24 dólares (5,44 euros).

Os documentos do regulador dos Estados Unidos mostram que Elon Musk vendeu um quinto das ações com base num acordo de troca definido em setembro, muito antes da sondagem colocada por Musk no Twitter.

No passado sábado, 6 de novembro, o CEO da Tesla questionou os seus seguidores se deveria vender 10% da sua participação na empresa, recolhendo 58% de positividade a favor da venda. Foi logo na segunda-feira que Musk alinhou as ações e as vendeu.

O multimilionário já tinha admitido não receber salário da empresa, sendo que todo o dinheiro proveniente dos ganhos da Tesla são feitos através do mercado de ações. Assim, e para ir de encontro às obrigações fiscais, Musk vendeu parte das ações.

Ainda antes da abertura do mercado na segunda-feira, a cotada americana perdia 5%, uma quebra que se manteve estável até ao fecho. No dia a seguir, a Tesla afundou 12% em Wall Street, sendo esta a maior quebra diária desde setembro de 2020.

No total dos dois dias, a Tesla acabou por perder 16% do seu valor. Ainda assim, na quarta-feira já conseguiu recuperar algum terreno, subindo 4,34% para 1.067,95 dólares.

Aos 50 anos, Elon Musk é atualmente a pessoa mais rica do mundo, somando uma fortuna de 299 mil milhões de dólares (260,9 mil milhões de euros), de acordo com o Índice da Bloomberg. No fim de setembro, Elon Musk tinha ultrapassado o fundador da Amazon como a pessoa mais rica do mundo, mantendo agora uma diferença de 98 mil milhões de dólares (85,5 mil milhões de euros).

Além da fortuna de Musk, a Tesla é a fabricante automóvel mais valiosa do mundo, tendo uma avaliação de mercado superior a um bilião de dólares (872 mil milhões de euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.