[weglot_switcher]

Embaixador apela Portugal para reconhecer Estado da Palestina “com Jerusalém Oriental como capital”

O embaixador da Palestina em Portugal, Nabil Abuznaid, afirma que, se a proposta de Donald Trump em reconhecer Jerusalém como capital de Israel for aprovada, “vai destruir todas as esperanças de paz” entre palestinianos e israelitas.
6 Dezembro 2017, 19h04

O embaixador da Palestina em Portugal, Nabil Abuznaid, considerou esta quarta-feira que a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de transferir a embaixada dos Estados Unidos de Telavive para Jerusalém é “irresponsável e perigosa”. Em declarações à rádio TSF, Nabil Abuznaid afirma que, se a proposta for aprovada, “vai destruir todas as esperanças de paz” entre palestinianos e israelitas.

“Europa tem interesses e relações com o Médio Oriente e não pode ficar refém de políticas loucas e irresponsáveis”, afirmou o embaixador à TSF. “É importante que Portugal reaja, reconhecendo o Estado da Palestina com Jerusalém oriental como capital”.

Nabil Abuznaid defende que Donald Trump “não tem o direito” de tomar este tipo de decisão sem consultar a Organização das Nações Unidas (ONU). O embaixador defende que esta é a “altura certa” para a Europa se unir e mostrar ao líder dos Estados Unidos “que a comunidade internacional está empenhada em promover a paz e a justiça”.

“Isto é horrendo, é algo que não vamos aceitar, que deve ser ignorado”, defende. “A comunidade internacional deve opor-se através dos meios mais fortes para reconhecer a Palestina e para deixar Trump isolado no mundo, sozinho num canto”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.