[weglot_switcher]

Emov passa a Emov by Free2Move Carsharing e torna-se num “verdadeiro operador de mobilidade”

Depois de ser adquirida a 100% pelo grupo PSA, a Emov pasou a integrar a plataforma de mobilidade do grupo, a Free2Move Carsharing, e passou por um ‘rebranding’. A nova estratégia da empresa de carhsaring já está em marcha para tornar o negócio “rentável” em Portugal, mas o objetivo é outro: criar um agregador de serviços de mobilidade.
  • EMOV
13 Novembro 2019, 07h46

O grupo automóvel PSA, liderado pelo português Carlos Tavares, adquiriu em dezembro de 2018 100% da Emov e no último ano decidiu juntar a empresa de aluguer de carros elétricos ao minuto em Lisboa e Madrid à sua plataforma de mobilidade Free2Move, também presente em Portugal desde há um ano e meio. Esta convergência na operação resultou na nova insígnia Emov by Free2Move Carsharing em Portugal e Espanha, cujo plano estratégico foi apresentado na terça-feira. “Queremos ser um verdadeiro operador de mobilidade”, afirmou o presidente executivo da Emov by Free2Move, Ignacio Román.

A decisão de juntar a Emov e a plataforma Free2Move numa única operação foi tomada pela equipa de Carlos Tavares, que vê a indústria da mobilidade em transformação e por isso acredita que a operação da sua plataforma de mobilidade “não pode passar somente pelo carsharing [partilha de carros]”, explicou Román, anteriormente diretor-geral da Emov.

Mas porquê, agora, este novo plano estratégico? No encontro informal com jornalistas, em Lisboa, Ignacio Román não entrou em detalhes, mas, além de explicar o movimento que o setor ligado à mobilidade está a fazer, admitiu que a operação de carsharing da plataforma do grupo PSA “ainda não é um negócio rentável”, ao contrário do que se verifica em Madrid, capital de Espanha.

Da convergência dos serviços resultou o lançamento de novos serviços personalizados e multimarca. A principal novidade é que a aplicação móvel da Emov, em Portugal e Espanha, vai passar a designar-se Emov by Free2Move Carsharing e tornar-se-á num verdadeiro agregador de todos os serviços da empresa. Mas não só: a empresa está em negociação com várias entidades (incluindo concorrentes diretos) para disponibilizar no mapa da sua aplicação móvel a operação de todos os operadores de mobilidade em Lisboa e Madrid.

Assim, o primeiro resultado da nova estratégia é uma plataforma mais completa. Isto é, quem tiver a aplicação Emov by Free2Move Carsharing poderá ver e usufruir todos os serviços que a empresa de mobilidade do grupo PSA oferece e, ainda, visualizar a disponibilidade dos serviços que outras empresas de mobilidade ofereçam , como serviços de trotinetes, bicicletas, motas, transportes públicos, veículos TVDE e também outras empresas de carsharing (como a concorrente Share Now).

Um dos objetivos desta reconfiguração das funcionalidades da aplicação é chegar a 34 cidades, em 11 países da União Europeia e nos Estados Unidos. Portugal é um dos mercados-alvo.

Em troca, Ignacio Román quer que os serviços da Emov by Free2Move Carsharing também estejam visíveis nas plataformas de outros agregadores de mobilidade. “Estamos em conversações com a Brisa [que controla a oferta da Share Now em regime de franchising, depois desta ter adquirido a Drive Now]  para nos integrarem na sua plataforma”, contou.

Mas a nova estratégia não se fica pela gestão dos serviços na plataforma. A Emov by Free2Move Carsharing vai disponibilizar ao mercado português novos serviços, desde renting, leasing e outros serviços, bem como um conjunto de serviços para empresas. Isto, além do serviço de carsharing assente no conceito de free-floating (sem locais específicos onde deixar os veículos) da empresa, que funciona em Lisboa desde há um ano e meio.

O primeiro novo serviço da empresa do grupo PSA a entrar em Portugal é o Free2Move Rent (aluguer de automóvel a curto prazo), que já está operacional e conta com uma frota automóvel disponível de dois mil carros (todos de marcas detidas pela PSA). Até ao final deste ano, arranca o Free2Move Serviços, que permite por exemplo localizar e reservar um lugar de estacionamento e encontrar estações de carregamento no caso dos veículos elétricos. E em janeiro de 2020, inicia operação o Free2Move Lease (aluguer de automóvel a longo prazo).

Para o negócio empresarial da Emov by Free2Move Carsharing, a plataforma vai passar a agregar, a partir de 2020 os serviços E-mobility Advisor (que aconselha sobre as necessidade de uma empresa face a uma frota de automóveis eléticos), Connect Fleet (gestão de frota online) e o Fleet Sharing (disponibilização de veículo a um funcionário de uma empresa cliente) – “é o carsharing para as empresas”, afirmou Román.

Questionado por possíveis dificuldades no que respeita à implementação da nova estratégia delineada por Carlos Tavares, Ignacio Román esclareceu estar “muito atento” às questões regulatórias em Portugal e à capacidade negocial que a empresa terá de ter na nova abordagem ao mercado português.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.