A empresa portuguesa Etermar venceu o concurso público internacional para a expansão do segundo maior porto do Peru, numa empreitada cujo valor não foi revelado publicamente.
“A empresa portuguesa Etermar Engenharia e Construção S.A. ganhou o concurso privado internacional lançado pela concessionária Terminales Portuarios Euroandinos (TPE) para o prolongamento do cais marginal do Porto de Paita no Peru”, adianta um comunicado da empresa.
Segundo a nota informativa da Etermar, “trata-se da primeira fase de expansão daquele que é o segundo maior porto peruano e visa aumentar o actual cais para 360 metros, permitindo que o porto receba navios de maior dimensão, incrementando assim a capacidade de exportação agroindustrial do país”.
A Etermar adianta que a entidade adjudicatária, a TPE, é uma ‘joint-venture’ detida pela empresa DP World dos Emirados Árabes Unidos e pela empresa YILPORT Holding da Turquia, que também está presente em Portugal, nomeadamente através da gestão de diversos terminais portuários, como sucede no porto de Lisboa, por exemplo.
Recorde-se que a DP World é atualmente a quarta maior operadora portuária mundial, detida pelo Governo do Dubai, com operação em 78 portos em mais de 40 países.
Por seu turno, a YILPORT Holding é a 12ª maior operadora portuária mundial, com operação em 21 terminais a nível global, entre os quais sete em Portugal.
A Etermar Engenharia e Construção S.A. assume-se como “a maior empresa portuguesa especializada no ramo
da construção marítima e tem presença em quatro continentes, com operação, entre outros mercados, em Espanha, França, Marrocos, Tunísia, Guiné-Equatorial, República Dominicana e Brasil.
“Atualmente em Portugal, a empresa é a líder nos consórcios responsáveis pelas dragagens da Ria de Aveiro e também do canal de acesso aos Estaleiros de Viana do Castelo”, assinala o referido comunicado.
Fundada em 1968, a Etermar tem um capital social de 25 milhões de euros, operando em diversos segmentos do setor de construção e obras públicas: dragagens, obras portuárias, fundações ‘offshore’, condutas submarinas, construção de teleféricos e recursos hídricos, entre outros.
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