Empresas e empreendedores apostam na inovação e encontram nova vida para pneus a chegar ao fim

A Beta-i, a Valorpneu, as multinacionais Genan e a Decathlon aceitaram o desafio de dar uma segunda vida aos pneus. Com o resultado deste projeto piloto, conseguiram reduzir 700 quilos de emissões de carbono na produção e cerca de 75% do consumo total de energia e água na sua produção.

A palavra “sustentabilidade” tem estado na ordem do dia das empresas e dos consumidores uma vez que cada vez mais são descartadas milhares de milhões de toneladas de materiais a que pode ser dada uma segunda vida.

É o caso dos pneus. Todos os anos no mundo são descartados mais de 30 milhões de toneladas de pneus em fim de vida, sendo que, só em Portugal, são descartadas 80 mil toneladas. Destas, 60% são encaminhadas para reciclagem e cerca de 40% para produção energética.

Tendo isto em conta, a consultora Beta-i, a portuguesa Valorpneu, a recicladora multinacional dinamarquesa Genan uniram-se, no âmbito do programa NextLap, e aceitaram o desafio de dar uma segunda vida a este material.

A estes, juntaram-se nove empresas associadas à cadeia de valor do sector e cinco empreendedores portugueses que começaram a desenvolver em conjunto seis projetos focados em dar uma segunda vida a materiais derivados da reciclagem de pneus em fim de vida e promover um mercado mais circular. A gigante francesa do desporto Decathlon, ao lado dos parceiros de inovação Rubberlink e Tintex, são responsáveis por dois destes projetos-piloto, que consistem em protótipos de calçado fabricado com materiais de pneus descartados, nomeadamente, o granulado de borracha, fibras têxteis e aço.

Recomendadas

Prémio Social CEO escolhe Mário Ferreira como “o mais digital”

O “Prémio Social CEO” avalia a performance dos Diretores Executivos de empresas em todas as plataformas digitais. De entre os 30 nomeados, Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, foi considerado o líder mais digital, seguindo-se Miguel Pina Martins, CEO da Science4You, e Nuno Ferreira Pires, CEO da Sport TV.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Bancários reformados em protesto em frente à residência oficial do primeiro-ministro no dia 6

Os bancários reformados vão avançar com um protesto no próximo dia 6 de outubro, através de uma concentração em frente à residência oficial do primeiro-ministro, para exigir pagamento de complemento excecional de 50% das pensões.
Comentários