[weglot_switcher]

Encontrados oito sobreviventes no hotel atingido por avalanche em Itália

Entre os sobreviventes estão duas crianças, que já foram entretanto retiradas dos escombros.
  • REUTERS/Emiliano Grillotti
20 Janeiro 2017, 13h04

As equipas de socorro conseguiram encontrar oito sobreviventes da avalanche que esta quinta-feira “engoliu” o hotel Rigopiano na região da montanha de Gran Sasso, em Abruzzo, em Itália. Entre os sobreviventes estão duas crianças, que já foram entretanto retirados dos escombros.

“Estão vivos e estamos a falar com eles”, conta o porta-voz dos bombeiros, Luca Cari, citado pelo jornal espanhol ‘El Mundo’.

Até ao momento, já foram resgatados três homens, uma mulher e duas crianças, que estariam na zona da cozinha do hotel. Dois hóspedes do hotel terão alertados as autoridades, através do WhatsApp. “Socorro, socorro. Estamos a morrer de frio”, escreveram. Uma das crianças foi encontrada em estado grave e transportada para o hospital de Áquila de helicóptero.

“De momento, não podemos confirmar ainda o número de vítimas”, afirmou Antonio Crocetta, responsável pelas operações de resgate italianas. Até agora foram retirados do local quatro corpos.

Estima-se que haja ainda entre 24 a 34 desaparecidos, incluindo quatro crianças.

No terreno estão mais de 135 homens, entre bombeiros, polícias, cães treinados, equipas de resgate, proteção civil e mais de 20 veículos do exército, segundo avança o jornal italiano ‘La Repubblica’.

O forte nevão que se tem feito sentir nos últimos dias na região está a dificultar os trabalhos das equipas de resgate. Várias estradas estão bloqueadas e os acessos são limitados, o que terá impedido as operações de socorro de atuarem antes das 4h da manhã (hora local).

A região montanhosa do centro de Itália foi atingida por uma sucessão de quatro terramotos esta quarta-feira, registando-se mais réplicas ao longo da noite. O abalo com maior magnitude chegou os 5.7 pontos na escala de Richter e teve o seu epicentro a 111 quilómetros a nordeste de Roma.

A mesma região foi atingida por um terramoto a 24 de agosto, que totalizou 298 pessoas mortes.

[Em Atualização]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.