[weglot_switcher]

Candidaturas ao ensino superior arrancam hoje. Engenharia e ciência de dados dominam novos cursos

Candidatos ao ensino superior vão ter mais de uma dezena de novos cursos no próximo ano letivo em áreas que vão desde a engenharia aeroespacial e biológica à ciência de dados. Concurso nacional arranca esta sexta-feira com mais 3% de vagas nas áreas digitais.
6 Agosto 2021, 17h00

O espaço é a última fronteira da Terra e contribuir para a sua exploração é o propósito da licenciatura em Engenharia Aeroespacial que a Universidade de Aveiro lança no próximo ano letivo. O curso constitui uma das principais novidades do concurso nacional de acesso, cuja primeira fase arranca esta sexta-feira, 6 de agosto e termina a 20 de agosto, mais tarde do que habitualmente, como aconteceu no ano passado devido à pandemia de Covid-19.

A licenciatura da UAveiro está alinhada com a visão e missão da Agência Espacial Portuguesa e da Agência Espacial Europeia, virada para o futuro e para as necessidades do sector aeronáutico e aeroespacial. Promete ferramentas para quem sonha um dia vir a projetar, desenhar e construir sondas espaciais ou trabalhar na construção de aeronaves.

“Partindo de uma formação de base sólida nos domínios da mecânica, eletrónica e telecomunicações, informática, materiais, física, matemática, e design, a licenciatura em Engenharia Aeroespacial permite aos seus estudantes um primeiro nível de especialização no final do curso, conforme os seus objetivos e aspirações, nas áreas de: projeto em estruturas aeroespaciais, satélites de telecomunicações, sensores e dispositivos, design e manufatura”, explica Robertt Valente, Director do Departamento de Engenharia Mecânica da UAveiro, um dos 20 departamentos e escolas da Universidade.

O concurso nacional de acesso é a porta de entrada no ensino superior para quem vem do secundário. Para o ano letivo 2021/22 oferece 52.242 vagas, distribuídas por mais de mil licenciaturas e mestrados integrados. Mais 2% do que em termos homólogos. Foram também lançadas 721 vagas destinadas aos concursos locais que são realizados diretamente nas instituições de ensino superior para ingresso em cursos de música, teatro, cinema e dança.

Os números mostram uma clara aposta no digital, que se traduz no aumento de 3% das vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais face ao número inicial do ano anterior.

O alargamento da oferta nesta área coloca a Universidade de Aveiro no ‘top 3’ das instituições que mais vagas abriram face a 2020. Além da licenciatura em Engenharia Aeroespacial, destacam-se nove novos mestrados de várias áreas científicas. A saber: Bioinformática Clínica, Ciência de Dados, Engenharia da Soldadura, Mobilidade Inteligente, Comunicação Audiovisual para Novos Média, Comunicação e Tecnologias Web, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Marketing e Comunicação Digital e Robótica e Sistemas Inteligentes.

Novidades: do Porto a Lisboa
O número de novos cursos ao dispor dos candidatos ultrapassa uma dezena e vão desde a engenharia aeroespacial e biológica à ciência de dados. A licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados da Universidade do Porto é outra das grandes novidades do ano. A Universidade responde assim à necessidade de formação de recursos humanos em dados, uma área em rápido crescimento e transformação em que tanto Portugal como a União Europeia são deficitárias. O curso resulta de uma parceria pioneira entre a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Engenharia e abre com 50 vagas.
Também a licenciatura em Engenharia Informática e Computação oferecida pelas faculdades de Ciências e de Engenharia surge renovada e protagoniza o mais reforço do ano em número.

No total, a U.Porto disponibiliza um número recorde de 4406 vagas para os seus 52 cursos de licenciatura (46) e mestrado integrado (6), ao abrigo do concurso, registando não só o maior aumento nos ciclos de estudo em competências digitais, como garantindo 46% do total de vagas adicionais aprovadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para os cursos mais procurados em Portugal, aqueles que apresentam o índice de excelência de candidatos superior a 100. Isto é, o número de candidatos em primeira opção com média acima de 17 valores em relação às vagas fixadas. Esse foi justamente um dos critérios para as instituições das duas maiores áreas metropolitanas do país poderem aumentar as vagas. Dele beneficiou igualmente a Universidade Nova de Lisboa: 59 das 213 novas vagas são no curso de Gestão, que passou de 231 para 290 vagas, além dos dois novos cursos em Engenharia Química e Biológica e em Ciência de Dados.

A Universidade de Lisboa também anuncia novos cursos, entre os quais destacamos Law&Management.

O Mestrado em Direito e Gestão junta dois ramos do conhecimento – Direito e Gestão – e foi criado por duas escolas da maior Universidade do país: a Faculdade de Direito (FDUL) e o ISEG Lisbon School of Economics and Management. O curso tem o propósito de desafiar os alunos a desenvolverem novas competências com base em casos, indo ao encontro das necessidades atuais das empresas, explica, Clara Raposo, presidente do ISEG. Na centenária escola do Quelhas, o popular Gestão e Engenharia Industrial passa a ser ministrado em inglês já em 2021.

Portugal tem grandes desafios pela frente e as instituições de ensino superior respondem à tábua de chamada com inovação. Bandeira branca no ar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.