[weglot_switcher]

Entre França e Espanha, há uma ilha que muda de país semestralmente

Até quarta-feira, a Ilha dos Faisões, localizado no meio do rio Bidassoa, é francesa, mas quinta-feira torna-se espanhola.
30 Janeiro 2018, 19h06

França e Espanha têm guarda partilhada de uma ilha com três mil metros quadrados. Há 350 anos que, a cada seis meses, o território da Ilha dos Faisões, localizado no meio do rio Bidassoa, muda de mãos e o processo repete-se agora: até quarta-feira, a ilha é francesa, mas quinta-feira torna-se espanhola.

A mudança teve origem no Tratado dos Pirinéus, segundo conta a BBC, numa reportagem que a levou à ilha europeia, que tem de um lado a cidade francesa Hendaye e, do outro, a cidade espanhola de Hondarribia. O acordo de paz, em que foram negociados os territórios dos dois países, foi selado pelo casamento entre o Rei Luís XIV, de França, e a filha de Filipe IV, de Espanha.

Este antigo tipo de soberania partilhada é conhecido como “condomínio”, tendo sido determinado que a governança é espanhola entre 1 de fevereiro e 31 de julho, mas francesa nos seis meses seguintes.

O governadores da ilha são o comandante naval da cidade espanhola de San Sebastian e o homólogo da cidade francesa de Bayonne. No entanto, a mudança não é assim tão importante, já que os dois explicaram à BBC que a pequena ilha não é habitada. Por vezes, a população é convidada a visitar, mas os visitantes limitam-se aos mais velhos, enquanto os jovens não têm interesse na história do local.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.