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Entrevista a João Molina, vencedor do Projeto MUDA

Promovido pela everis e pela COTEC Portugal, o Prémio MUDA surgiu no âmbito de uma nova área de estudos de Inovação e Empreendedorismo do Barómetro de Inovação da COTEC, com vista a estimular a investigação destes temas. Lançado pela primeira vez este ano e dirigido a estudantes de programas de Mestrado, o prémio teve como […]
  • Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, João Molina, Eng.º António Brandão de Vasconcelos, Chairman da everis Portugal (da esquerda para a direita)
14 Maio 2016, 16h00

Promovido pela everis e pela COTEC Portugal, o Prémio MUDA surgiu no âmbito de uma nova área de estudos de Inovação e Empreendedorismo do Barómetro de Inovação da COTEC, com vista a estimular a investigação destes temas. Lançado pela primeira vez este ano e dirigido a estudantes de programas de Mestrado, o prémio teve como objetivo distinguir a “Melhor Tese em Inovação ou em Empreendedorismo” apresentada nos anos letivos 2013/14 e 2014/15, no âmbito de programas de Mestrado de Instituições de Ensino Superior Portuguesas. 

O que é o projeto? Em que consiste?

O projeto consiste num sistema que permite aos passageiros comunicar entre si sem ouvir ruídos indesejáveis como por exemplo o barulho do avião ou ruído produzido por outros passageiros (ressonar, choro infantil, etc..). O sistema combina tecnologias que já estão altamente desenvolvidas para outras áreas. Basicamente o passageiro tem uns headphones que isolam totalmente todos os sons à sua volta criando silêncio perto do absoluto. Depois comunica para um microfone que está embutido na cadeira da frente do avião. Através de filtros eletrónicos, o microfone capta apenas a frequência desse passageiro.

Como surgiu a ideia?

Após um voo de 3 horas com dois gémeos que foram a berrar o tempo todo. Procurei na internet e aí percebi que era um problema real que as companhias aéreas atravessavam, com algumas destas a banir crianças até aos 10 anos dos seus voos. 

Porque te candidataste à iniciativa?

Foi a minha orientadora que me informou da iniciativa e me propôs que me candidatasse.

Qual é o teu público-alvo?

Companhias aéreas não low-cost que se queiram diferenciar, oferecendo garantias de conforto acústico nos seus voos. Os passageiros alvo serão os que viajam essencialmente em trabalho, onde a comunicação poderá ser fundamental assim como a garantia de conforto acústico (muitos usam o avião como escritório). 

Qual é o próximo passo? Contatar potencias clientes?

Desenhar um road-line de construção de protótipo, com os custos associados, para apresentar a potenciais investidores. A partir daí, decidir se se vende a patente a uma só companhia aérea / construtora de aviões ou se opta por outras opções.

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