[weglot_switcher]

Espanha vai recuar no pedido de teste na fronteira (com áudio)

Espanha já pediu desculpas pelo erro e o “lapso” será “corrigido” ainda “hoje”, garantiu o ministro dos Negócios Estrangeiros à “TSF”.
8 Junho 2021, 09h18

O Governo português anunciou hoje que Espanha vai recuar na sua regra que ditava a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo ou um comprovativo de vacinação na fronteira terrestre com Portugal.

O recuo foi hoje anunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em declarações à rádio “TSF”.

“Lapso será corrigido hoje”, disse o ministro esta terça-feira, 8 de junho, revelando que o Governo espanhol já pediu desculpas pelo erro.

As regras – iguais às que estão em vigor para as viagens aéreas – foram anunciadas na segunda-feira pelo consulado de Espanha em Portugal, justificadas pelo aumento de casos de Covid-19 em Portugal. No caso contrário, quem viajasse de Espanha não teria qualquer obrigatoriedade ao entrar em Portugal.

Os viajantes que se deslocassem de Portugal para Espanha teriam de apresentar um certificado de saúde facultado pelo Governo espanhol, com as crianças abaixo dos seis anos a ficarem isentas.

Na segunda-feira à noite, o chefe da diplomacia portuguesa já tinha avançado que iria exigir um esclarecimento de Madrid sobre esta questão. Se a medida se mantivesse, Lisboa iria exigir as mesmas regras aos viajantes a entrar em Portugal.

Instado a comentar esta questão na segunda-feira, o Presidente da República qualificou as regras como estranhas. “Naturalmente, tendo vindo de Espanha há dois dias, acho que não é estranho, é muito estranho que isso tenha ocorrido sem uma palavra ao Governo português. Eu acompanho o Governo, obviamente, naquilo que é a estranheza por, de repente, haver um dos países que adota uma posição unilateral”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, citado pela Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.