[weglot_switcher]

Esta app madeirense quer salvar vidas

A Provic permite criar um perfil onde podem ser inseridas informações como doenças conhecidas, alergias, grupo sanguíneo ou medicação regular.
6 Abril 2017, 16h38

A Proteção Civil da Madeira lançou hoje uma aplicação que quer ajudar a salvar vidas. A Prociv, desenvolvida por uma start-up regional, permite saber a localização exacta de um pedido de ajuda.

A aplicação para além de dar a localização do utilizador, seja ele turista ou residente, pode dar ao 112,  informação adicional que pode ajudar o socorro.

“Nós vivemos numa região onde aqueles que nos visitam são cinco vezes superiores aos que cá vivem e daí que é importante nós criarmos aplicações que possam, de alguma forma, salvar vidas e prestar um socorro e um alerta o mais eficiente possível”, disse a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, que tutela a proteção civil regional, citada pela Lusa.

A Proteção Civil da Madeira aponta para 72 pessoas que sofreram acidentes em percursos pedestres. Esta aplicação “é importante termos mecanismos de apoio, mas que seja o mais imediato possível”, explica Rubina Leal.

Além da localização das utilizadores, a aplicação “diz quem é e inclusivamente pode dar algumas indicações do estado de saúde ou dos problemas de saúde que possam ter”, disse Rubina Leal.

A Provic permite criar um perfil onde podem ser inseridas informações como doenças conhecidas, alergias, grupo sanguíneo ou medicação regular.

O executivo regional investiu seis mil euros neste projeto, segundo a Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.