[weglot_switcher]

Estado português encerra presença nos diamantes de Angola com lucros de 77 milhões de euros

Lucros foram distribuídos por cerca de quatro mil acionistas após anos consecutivos de perdas e de conflitos.
19 Fevereiro 2017, 15h41

A Sociedade Portuguesa de Empreendimentos (SPE), empresa detida maioritariamente pela Parpública, ‘holding’ estatal, fechou o exercício de 2016 com lucros  de 77 milhões de euros.

De acordo com um comunicado da Parpública, após uma assembleia geral da empresa SPE, realizada na passada quinta-feira, a distribuir pelos acionistas, foi “aprovada a distribuição de um valor superior a 77 milhões de euros por mais de 4.000 acionistas.

Segundo esse documento da Parpública recorda, “em 2016, foi concretizado o acordo entre a SPE e a sociedade Angolana Endiama que contemplava a venda da participação minoritária da SPE no capital do SML – Sociedade Mineira do Lucapa à Endiama, colocando fim a um impasse de vários anos”.

“Este acordo foi obtido com forte apoio dos governos português e angolano, tendo sido cumprido pelas partes no ano de 2016”, acrescenta o mesmo documento da Parpública.

Na prática a partir de 2016, o Estado português deixou de ter participação na exploração dos diamantes em Angola, tendo conseguido no último ano obter finalmente resultados líquidos positivos após anos consecutivos de perdas e de conflitos.

“A execução do acordo permitiu amortizar a totalidade da dívida da SPE à banca, apurar os lucros gerados”, especifica o referido comunicado da Parpública.

A ‘holding’ estatal portuguesa esclarece ainda que “com a extinção do objeto social da empresa, os acionistas deliberaram ainda a dissolução da SPE”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.