[weglot_switcher]

Estas são as ofertas mais baratas de eletricidade e dual

Conheça quais as ofertas comerciais mais vantajosas na hora de contratar o seu provedor de energia. Com base num relatório elaborado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), estes são os contratos que pressupõem as maiores poupanças por mês na eletricidade e gás.
25 Maio 2022, 16h42

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou um relatório onde expõe, compara e sugere as melhores ofertas do mercado e eletricidade e dual (eletricidade e gás), cujo objetivo é apresentar aos consumidores portugueses informação ponderada sobre quais os contratos a ter em conta na hora de assegurar o respetivo abastecimento energético.

A análise tem como base três tipos de consumidores no fornecimento de eletricidade e de gás natural, representativos do segmento residencial. A comparação das ofertas, em termos de fatura anual, inclui as taxas e os impostos aplicáveis, exceto a Taxa de Exploração Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para a eletricidade e a taxa de ocupação do subsolo para o gás natural, de acordo com a informação disponibilizada no segundo trimestre de 2022.

Ainda assim, é importante sublinhar que as ofertas apresentadas não têm em consideração serviços adicionais obrigatórios, como diagnósticos energéticos e serviços de assistência técnica.

O consumidor tipo 1, pressupõe um casal sem filhos, com um consumo anual de 1.900 kw (quilowatt), 40% consumo em vazio e com uma potência contratada de 3,45 kVA (kilovoltampere). Já o consumidor 2, diz respeito a um casal com dois filhos, consumo anual de cinco mil kw, 40% consumo em vazio e com uma potência contratada de 5,9 kVA. Por fim, o consumidor tipo 3, é referente a um casal com quatro filhos, com um consumo anual de 10,9 mil kw, 40% consumo em vazio e com uma potência contratada de 13,8 kVA.

No que respeita à eletricidade, A oferta comercial com menor fatura mensal para o consumidor tipo 1 é a da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 2022) com um valor de 35,68 euro por mês, que corresponde a um desconto de 6% e uma poupança mensal de 2,39 euros em relação à Tarifa Regulada (TR).

Para o consumidor tipo 2, A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 2022) com um valor de 87,11 euro por mês, que corresponde a um desconto de 8% e uma poupança mensal de 7,32 euros em relação à TR.

Em relação ao consumidor tipo 3, a oferta comercial de eletricidade com menor fatura é a da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 2022) com um valor de 188,86 euro por mês, que corresponde a um desconto de 7% e uma poupança mensal de 14,07 euros em relação à TR.

GoldEnergy também lidera na poupança da fatura combinada de eletricidade e gás  (dual)

Para se compararem as tarifas duais mais baratas, é necessário esclarecer e acrescentar que, o consumidor tipo 1 pressupõe um casal com um consumo anual de gás de 138 m3 (metros cúbicos), cuja habitação não possui aquecimento central. Para o consumidor tipo 2, o consumo anual é de 292 m3, também numa habitação sem aquecimento central. Já o consumidor tipo 3, acrescenta-se que tem um consumo anual de 640 m3, num habitação que possui aquecimento central.

Tal como na comparação da ERSE exclusiva ao mercado da eletricidade, para o consumidor tipo 1, a oferta comercial dual com menor fatura mensal é da GoldEnergy (+ Cliente Dual), com um valor de 49,52 euro por mês, que corresponde a um desconto de 2% e uma poupança mensal de 0,95 euros em relação à TR.

Para o consumidor tipo 2, a oferta comercial dual com menor fatura mensal é da GoldEnergy (Dual ACP 22), com um valor de 114,86 euro por mês, que corresponde a um desconto de 3% e uma poupança mensal de 2,98 euros em relação à TR.

Por fim, a oferta comercial dual com menor fatura mensal para o consumidor tipo 3, é a da GoldEnergy (Dual ACP 22), com um valor de 247,44 euro por mês, que corresponde a um desconto de 1% e uma poupança mensal de 1,49 euros em relação à TR.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.