“Este é um bom orçamento”, diz João Leão depois de promulgação do OE2021

Apesar das adversidades criadas pela pandemia, João Leão assegura que “já conseguimos ver a luz ao fundo do túnel, mas ainda o temos de atravessar”. 

Ministro de Estado e das Finanças, João Leão | Cristina Bernardo

Depois da promulgação do Presidente da República do Orçamento do Estado (OE) para 2021, o ministro das Finanças, João Leão classificou o OE como sendo “bom” e destacou alguns dos aspetos positivos que contém o documento.

“Este é o bom orçamento. O orçamento de que Portugal precisa para conseguir superar esta crise”, garantiu João Leão num comunicado enviado às redações.

Na missiva, o ministro das Finanças destaca que “o contexto atual é de grande exigência”. “Por um lado, e no imediato, a 2º vaga está a ser muito intensa pelo que se antecipa um inverno bastante exigente”, completa.

“Mas por outro, o surgimento com sucesso das vacinas para a covid-19, permite antecipar uma evolução favorável da pandemia ao longo do próximo ano, o que cria as condições para uma forte recuperação da economia em 2021”, sublinha o governante.

Apesar das adversidades, João Leão assegura que “já conseguimos ver a luz ao fundo do túnel, mas ainda o temos de atravessar”. “Este orçamento foi preparado para ajudar o país a fazer face aos efeitos da Covid-19 e tem 3 grandes prioridades: combater a pandemia, proteger o rendimento dos portugueses, proteger o emprego e recuperar a economia”, frisa.

No comunicado, o ministro das Finanças destaca o reforço do “Serviço Nacional de Saúde com mais de 1000 milhões de euros” e “a proteção e melhoria dos rendimentos dos portugueses”. O O subsídio de desemprego cujo limite mínimo passou de de 438 euros para 504 euros, bem como o programa de layoff de apoio à manutenção do emprego que será alargado até ao final do 1º semestre foram igualmente enaltecidos.

“Estas medidas vão dar um contributo fundamental para uma forte recuperação da economia. E dessa forma também para a redução do défice e da dívida pública”, garante João Leão.

Relacionadas

OE2021 “cria condições para forte recuperação da economia em 2021”, defende ministro das Finanças

Num vídeo divulgado pelo Ministério das Finanças, o governante destaca as vantagens do OE2021, promulgado esta terça-feira pelo Presidente da República. João Leão destaca “conjunto de medidas muito ambiciosas de dinamização da atividade económica; de apoio ao emprego e manutenção da capacidade produtiva das empresas”.
Recomendadas

Portugal e Espanha terão de continuar a ter “exceção ibérica” no preço do gás

O primeiro-ministro disse que tem de continuar a haver uma “exceção ibérica” para os preços do gás mesmo que seja criado um novo mecanismo europeu, porque Portugal e Espanha continuam a ser “uma ilha” energética.

Costa contraria ideia de empobrecimento e afirma que Portugal está a crescer mais do que Alemanha, França e Espanha

Dados de Costa surgem dias depois das previsões de Outono da Comissão Europeia, cujas mais recentes previsões indicam que em 2024 a Roménia ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da UE.

PremiumOCDE deixa quatro recados a Portugal, do PRR ao orçamento

A OCDE está menos otimista do que estava no verão quanto à evolução da economia portuguesa no próximo ano, tendo revisto em baixa a previsão de crescimento do PIB. Aproveitou também para alertar para a importância do PRR e da consolidação orçamental.
Comentários