[weglot_switcher]

EUA: Comité Financeiro pede encerramento do Wells Fargo

Norte-americana Maxine Waters escreveu um relatório de 38 páginas onde acusa o banco de abusar da confiança de milhões de clientes.
2 Outubro 2017, 20h25

Maxine Waters, uma das mais poderosas democratas no Congresso norte-americano e membro do Comité de Serviços Financeiros, pediu a intervenção da regulação bancária nos EUA para encerrar o Wells Fargo. Num relatório de 38 páginas, a Water acusa o banco de abusar da confiança de milhões de clientes.

Waters aponta o dedo aos reguladores da Reserva Federal norte-americana por não terem tomado medidas mais severas para punir o banco, que considera ser “reincidente nas infrações”. Entre outras acusações, o Wells Fargo é suspeito de ter aberto 3,5 milhões de contas potencialmente falsas, de ter forçado cerca de 570 mil clientes a adquirirem seguros que não precisavam e de discriminar os clientes que pedem empréstimos à habitação.

“Quando um mega banco se envolve num padrão de extensas violações da lei que prejudica milhões de consumidores, como o Wells Fargo (…) não deve ser permitido continuar a operar no sistema bancário da nossa nação”, refere o relatório da Comité de Serviços Financeiros, citado pela CNN.

No entanto, é pouco provável que o Wells Fargo perca a carta patente bancária que lhe permite operar, principalmente devido à complexidade envolvida no encerramento de um grande banco. A Wells Fargo tem 70 milhões de clientes e 271 mil funcionários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.