[weglot_switcher]

EUA doam oito helicópteros militares à República Checa

Os Estados Unidos vão entregar oito helicópteros militares à República Checa para reforçar a segurança daquele país europeu perante a invasão russa da Ucrânia, segundo a ministra da Defesa checa, Jana Cernochova.
19 Agosto 2022, 19h57

De forma específica, trata-se de seis helicópteros de defesa e dois helicópteros de transporte, dos quais Praga apenas pagará apenas por estes últimos, além de outros 12 helicópteros previamente encomendados pelas autoridades checas, perfazendo um total de 20 aeronaves.

A doação foi confirmada pela embaixada norte-americana no Twitter na noite de quinta-feira.

“Juntos, tornamos a nossa aliança mais poderosa e mais capaz de apoiar a Ucrânia na sua luta pela liberdade”, indicou a missão diplomática.

Por seu turno, Jana Cernochova assegurou ao canal de televisão checo CT24 que esta entrega recompensa a “posição clara e inabalável de Praga desde o início da invasão russa da Ucrânia”.

“Não apenas conquistamos o respeito dos nossos aliados através do nosso compromisso de ajudar a Ucrânia, mas também conquistamos o seu apoio para modernizar as nossas forças armadas”, disse.

Praga planeia aumentar o seu investimento militar recrutando centenas de soldados e adquirindo novos veículos de combate, helicópteros e munições para cumprir o compromisso dos aliados da NATO de gastar 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em Defesa.

De acordo com a Declaração da Cimeira de Madrid, um texto subscrito em junho de 2022 pelos 30 chefes de Estado e de Governo da NATO, os aliados reiteraram o seu compromisso para atingir a meta de 2% do PIB reservados à Defesa e concordaram aumentar o orçamento comum da organização.

Na declaração, os Estados-membros renovam o compromisso de atingir os 2% até 2024.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.