EUA doam oito helicópteros militares à República Checa

Os Estados Unidos vão entregar oito helicópteros militares à República Checa para reforçar a segurança daquele país europeu perante a invasão russa da Ucrânia, segundo a ministra da Defesa checa, Jana Cernochova.

De forma específica, trata-se de seis helicópteros de defesa e dois helicópteros de transporte, dos quais Praga apenas pagará apenas por estes últimos, além de outros 12 helicópteros previamente encomendados pelas autoridades checas, perfazendo um total de 20 aeronaves.

A doação foi confirmada pela embaixada norte-americana no Twitter na noite de quinta-feira.

“Juntos, tornamos a nossa aliança mais poderosa e mais capaz de apoiar a Ucrânia na sua luta pela liberdade”, indicou a missão diplomática.

Por seu turno, Jana Cernochova assegurou ao canal de televisão checo CT24 que esta entrega recompensa a “posição clara e inabalável de Praga desde o início da invasão russa da Ucrânia”.

“Não apenas conquistamos o respeito dos nossos aliados através do nosso compromisso de ajudar a Ucrânia, mas também conquistamos o seu apoio para modernizar as nossas forças armadas”, disse.

Praga planeia aumentar o seu investimento militar recrutando centenas de soldados e adquirindo novos veículos de combate, helicópteros e munições para cumprir o compromisso dos aliados da NATO de gastar 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em Defesa.

De acordo com a Declaração da Cimeira de Madrid, um texto subscrito em junho de 2022 pelos 30 chefes de Estado e de Governo da NATO, os aliados reiteraram o seu compromisso para atingir a meta de 2% do PIB reservados à Defesa e concordaram aumentar o orçamento comum da organização.

Na declaração, os Estados-membros renovam o compromisso de atingir os 2% até 2024.

Recomendadas

Guterres condena “veementemente” golpe de Estado no Burkina Faso

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou este sábado “veementemente”, num comunicado, “qualquer tentativa de tomada do poder pela força das armas” no Burkina Faso, um dia após um novo golpe de Estado no país, o segundo em oito meses.

Manifestantes denunciaram repressão violenta sobre ativistas no Irão

Milhares de manifestantes em várias universidades iranianas e em vários países protestaram este sábado contra a repressão sobre movimentos de protesto pela morte de Mahsa Amini, a jovem acusada de violar o código de indumentária da República Islâmica.

Bolsonaro agradece apoio de líderes europeus de extrema-direita, entre eles André Ventura

O presidente Jair Bolsonaro, que pretende ser reeleito no domingo, agradeceu este sábado as mensagens de apoio que recebeu de líderes da extrema-direita da Europa, como o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, ou o líder do Chega, André Ventura.
Comentários