[weglot_switcher]

EUA vão propor suspensão da Federação Russa do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Qualquer país pode ser afastado do conselho da ONU por uma maioria de dois terços dos votos da assembleia num total de 193 membros devido a violações graves e sistemáticas dos direitos humanos.
4 Abril 2022, 19h00

Os Estados Unidos vão apresentar junto da Assembleia Geral das Nações Unidas um pedido de suspensão da Federação Russa do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, segundo o “The Guardian”, que cita a representante norte-americana junto da ONU, Linda Thomas-Greenfield.

“A participação da Rússia no conselho de direitos humanos é uma farsa. E está errada, e é por isso que acreditamos que é tempo de a Assembleia Geral da ONU votar a sua eliminação”, defendeu esta segunda-feira a mesma diplomata, numa conferência a partir de Bucareste, na Roménia.

Qualquer Estado pode ser afastado do referido conselho por uma maioria de dois terços dos votos da assembleia num total de 193 membros devido a violações graves e sistemáticas dos direitos humanos, segundo a “Reuters”.

A presidente da Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação da União Europeia (UE) a alegados crimes cometidos em Bucha e noutras cidades ucranianas pelas tropas russas, salientando que os “perpetradores de crimes hediondos não podem ficar impunes”.

“Esta tarde falei com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre os terríveis assassínios que foram descobertos em Bucha e noutras áreas de onde as tropas russas saíram recentemente. Transmiti-lhe as minhas condolências e assegurei-lhe o total apoio da Comissão Europeia nestes tempos terríveis”, afirma Ursula von der Leyen, numa declaração publicada hoje.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.