[weglot_switcher]

EUA voltam a impor mais tarifas em produtos alemães e franceses por causa de disputa sobre a Boeing

A disputa entre os dois blocos, que dura já há vários anos, será um teste à nova relação entre os EUA sob a administração do presidente Biden, que toma posse dias depois da entrada em vigor destas novas sanções, e a União Europeia.
1 Janeiro 2021, 17h48

Os EUA voltaram a subir as tarifas impostas a produtos oriundos da UE esta semana, numa medida que entrará em vigor no próximo dia 12 de janeiro, meros dias antes da saída da Casa Branca do atual presidente Donald Trump. As sanções surgem no contexto da disputa de vários anos entre os dois blocos económicos sobre ajudas de Estado a construtoras de aeronaves.

A medida foi anunciada esta quarta-feira pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA e é baseada em tarifas previamente impostas pela UE, que eram elas mesmas uma resposta a igual ação norte-americana. Esta troca de taxas surge depois ambos os lados disputarem na Organização Mundial do Comércio (OMC) as ajudas à Boeing e à Airbus.

A administração Trump havia manifestado forte desejo de resolver esta disputa, como noticia o Financial Times, mas esta tomada de posição mostra que o assunto testará o próximo presidente, Joe Biden, de quem se espera uma relação mais próxima com os aliados europeus. Biden toma posse a 20 de janeiro.

As tarifas aplicar-se-ão apenas a produtos franceses e alemães e incluirão componentes de aeronaves, alguns tipos de vinho, conhaque e brandy, num pacote apresentado como abrangendo produtos no valor estimado de 7,5 mil milhões de dólares (6,16 mil milhões de euros).

A Comissão Europeia já reagiu, afirmando em comunicado desta quinta-feira que irá “trabalhar com a nova administração dos EUA o mais cedo possível para continuar estas negociações e encontrar uma solução duradoura para esta longa disputa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.