[weglot_switcher]

Euro cai para mínimo de um mês depois de eleições na Alemanha

Depois das fortes valorizações deste o início do ano, o euro está esta semana a depreciar-se face ao dólar. As eleições legislativas alemãs e a política monetária na zona euro e nos EUA deverão continuar a influenciar o mercado cambial.
26 Setembro 2017, 14h37

A moeda única continua esta terça-feira a cair face ao dólar, ainda a ser pressionada pelas eleições legislativas na Alemanha e no dia em que os investidores esperam o discurso da presidente da Reserva Federal norte-americana.

O euro deprecia-se 0,45% para 1,1788 dólares, um valor que não tocava desde o início de agosto e a aliviar depois de ter alcançado a “barreira psicológica” dos 1,20 dólares no início de setembro. As dúvidas sobre a coligação possível para formar governo na Alemanha continuam a pairar sobre o futuro político europeu, apesar de ser certo que este será governado por Angela Merkel.

“A Alemanha continuará a ser governada por um governo pró-Europa, liderado por Merkel e mantém-se a probabilidade de um eixo Berlim-Paris próximo”, explicaram os analistas da Allianz Global Investors, a seguir à eleição. “Um euro mais fraco poderá ser positivo para as empresas exportadoras”.

Além das eleições na Alemanha, o mercado cambial está a ser influenciado pelas expetativas em relação à política monetária tanto na zona euro como nos EUA. Por um lado, o Banco Central Europeu (BCE) irá começar a retirada dos estímulos monetários na zona euro e os primeiros detalhes do plano deverão ser conhecidos já em outubro.

Por outro, a Fed anunciou na semana passada que vai reduzir o valor dos títulos do Tesouro na folha de balanço até seis mil milhões de dólares e de títulos hipotecários até quatro mil milhões de dólares, entre outubro e dezembro. Yellen discursará esta tarde numa conferência sobre a economia norte-americana e o dólar poderá aprofundar as valorizações depois das palavras da presidente da Fed.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.