[weglot_switcher]

Eurodeputados visitam zonas afetadas pelos incêndios de 2017

Este grupo de seis eurodeputados do Grupo do Partido Popular Europeu foi convidado a recolher informações sobre os impactos e consequências dos incêndios e fazer o ponto da situação.
24 Janeiro 2018, 07h40

Um grupo de membros da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar, visitarão nos próximos dias 25 e 26 de janeiro as regiões mais duramente atingidas pelos incêndios de 15 de outubro, na região Centro, e de 17 de junho em Pedrógão Grande.

Esta deslocação surge por iniciativa do eurodeputado do Partido da Terra – MPT, José Inácio Faria que sublinha “estes incêndios mostraram a urgência de reforçar os mecanismos de protecção civil a nível da União Europeia, dotando-os de meios próprios para acorrer a situações de emergência”.

O eurodeputado português espera ainda que “o Governo português e os responsáveis saibam aproveitar devidamente as verbas do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos para a floresta, tomando medidas compulsivas de emparcelamento ou fracionamento onde elas se revelem necessárias, expropriando terrenos onde isso for necessário para criar as infraestruturas de prevenção e combate aos fogos ou ainda impondo a diversificação das espécies onde ela seja aconselhável”.

Este grupo de seis eurodeputados do Grupo do Partido Popular Europeu foi convidado a recolher informações sobre os impactos e consequências dos incêndios e fazer o ponto da situação de como estão a decorrer os trabalhos de reconstrução, de reflorestação, bem como o apoio às populações afetadas.

Os eurodeputados visitarão Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Pobrais, Lousã, Nodeirinho, Vila Facaia e Pinhal de Leiria, tendo um almoço de trabalho no dia 26 com os presidentes das Câmaras Municipais de Pedrogão Grande, Valdemar Alves, Mação, Vasco Estrela, e Vila Velha de Rodão, Luís Miguel Ferro Pereira.

Do programa fazem ainda parte reuniões com peritos da Comissão Técnica Independente criada para analisar os factos relativos aos incêndios de Pedrógão Grande, com representantes das associações de apoio às vítimas, peritos em estudos sobre incêndios florestais e associações de agricultores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.