[weglot_switcher]

Europa produz mais de 8 toneladas de frutas de verão

Portugal não figura no pódio de Estados-membros produtores de melancias, melões, morangos, pêssegos e nectarinas, mas a vizinha Espanha é um dos principais países, uma vez que os campos de cultivo espanhóis foram responsáveis por quase metade (45,4%) das melancias da União Europeia.
20 Julho 2023, 10h43

O verão é sinónimo de fruta fresca e colorida. Nos meses mais quentes, por vezes, as mesas assemelham-se a autênticas taças de salada de frutas – e a Europa contribui para essa nutrição e sabor. Só no ano passado, a União Europeia (UE) produziu 8,6 milhões de toneladas de melâncias, melões, morangos, pêssegos e nectarinas.

O número foi apresentado esta quinta-feira pelo Eurostat, que esclarece que esta produção combinada de summer fruits teve, contudo, uma queda de 6,3% em relação a 2021, quando a quantidade destes cinco frutos oriundo da UE ascendeu a 9,2 milhões de toneladas.

“Esta retração deveu-se à menor produção colhida de melão (-9,5% em 2022) e melancia (18,4% em 2022). Com efeito, a produção de pêssegos e nectarinas aumentou (+5,6% em 2022), e a de morangos manteve-se relativamente inalterada”, esclareceu o organismo de estatística europeu.

Portugal não figura no pódio de Estados-membros produtores, mas a vizinha Espanha é um dos principais fornecedores de frutas de verão da UE. Aliás, os campos de cultivo espanhóis foram responsáveis por quase metade (45,4%) das melâncias da comunidade única, mais de um terço (32%) dos melões e mais de um quarto (27,3%) dos morangos e pêssegos e nectarinas (26,9%) em 2022.

“Da mesma forma, a Itália produziu pouco mais de um terço (36,1%) dos melões da UE, pêssegos e nectarinas (35,6%), bem como um quarto (25,6%) das suas melancias”, lê-se no relatório publicado esta manhã pelo Eurotat.

Destacaram-se ainda, entre os 27 países, a Polónia, que ficou em segundo lugar na produção de morango (16,7% do total da UE), a Grécia, que conquistou a segundo posição na produção de pêssegos e nectarinas (27,1%) e a terceira em melâncias (12,4%), bem como a França, em terceiro lugar na produção de melão (18,8%) e a Alemanha, também em terceiro no ranking da produção de morango (11,1%).

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.