[weglot_switcher]

Europeus têm mais de 15 mil milhões em moedas antigas no sofá

A liderar o ‘ranking’ dos tesouros escondidos estão o marco alemão, os francos franceses e as pesetas espanholas. Quem não guardou algum escudo para recordação que atire a primeira pedra.
6 Abril 2017, 11h19

Há mais de 15 mil milhões de euros em notas e moedas que nunca foram trocadas nos países da zona euro, principalmente na Alemanha, onde os antigos marcos – cerca de 6,5 mil milhões – parecem estar esquecidos debaixo dos sofás.

“Aproximadamente o valor anual das importações da Letónia”, exemplifica a Bloomberg, que compilou estes dados sobre as moedas que saíram de circulação na Europa. Em 19 países da zona euro sobre os quais a agência reuniu informação, Portugal situa-se no décimo lugar da tabela, com cerca de 500 mil euros em escudos que nunca foram trocados.

A liderar o ranking dos tesouros escondidos estão também os francos franceses e as pesetas espanholas. Tendo em conta que 12 bancos centrais destes países europeus já não têm deveres de ‘resgate monetário’ e que o prazo de câmbio de notas expirou em alguns, há cerca de um terço deste montante total que é agora inútil.

Mais de dezoito anos passaram desde que Portugal aderiu à moeda única, a 1 de janeiro de 1999. Os portugueses transitaram do escudo, e embora as moedas antigas não tenham um valor monetário significativo, o terão sempre alguma importância comercial. Se pretende desfazer-se da sua coleção ou daquelas poucas moedas que ficaram consigo no esquecimento, saiba aqui o que e como fazer.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.