Eurosondagem: Intenções de voto no PSD caiem para o número mais baixo desde 1976

A Eurosondagem feita para o semanário ‘Expresso’ e para a ‘SIC’ mostra que o partido cai dois pontos percentuais para os 24,8%. A cair estão também o CDS e o PS. Já o Aliança capitaliza 4% das intenções de voto.

O Partido Social Democrata (PSD) não só enfrenta uma crise interna, com a liderança a ser desafiada por Luís Montenegro, como tem o resultado mais baixo nas intenções de voto desde que Rui Rio foi eleito presidente. A Eurosondagem feita para o semanário ‘Expresso’ e para a ‘SIC’ mostra que  o partido cai dois pontos percentuais para os 24,8%. A cair estão também o CDS e o PS. Já o Aliança capitaliza 4% das intenções de voto.

Este é o pior resultado dos sociais-democratas desde que o fundador do partido, Francisco Sá Carneiro, teve 24,3% nas eleições legislativas de 1976. Quando Rui Rio iniciou funções no partido, as intenções de voto rondavam os 26,9% no barómetro da Eurosondagem, mas o resultado melhorou com o tempo. Em março de 2018, as intenções de voto subiram para 28,4%, conhecendo aí o seu ponto mais alto. A partir de então, foi sempre a descer.

O anúncio do ex-líder da bancada parlamentar do PSD, Luís Montenegro, veio piorar ainda mais esse resultado. Neste momento, o PSD está a 15,2 pontos percentuais de distância do PS. Quem parece ganhar com a crise no PSD é Santana Lopes, que deixou o partido para ir formar o Aliança. Sem ter iniciado ainda campanha, o partido consegue 4% das preferências dos inquiridos.

O PS cai 1,8 pontos percentuais para 40% e o CDS mantêm as intenções de voto na casa dos 7%. Já os partidos mais à esquerda não mexem e mantém a percentagem da última sondagem (Bloco de Esquerda com 7,6% das intenções de voto e CDU com 7,1%).

 

Recomendadas

Costa afirma que ideia de proximidade política com Rio é “dos maiores mitos urbanos”

O secretário-geral do PS, porém, considerou que essa ideia “é um dos maiores mitos urbanos que foram criados na sociedade portuguesa e que assenta, basicamente, no facto de haver uma boa relação pessoal”.

Crise no PSD: Montenegro diz que Rio “teve medo” de marcar eleições diretas

Luís Montenegro criticou o presidente do PSD por não marcar eleições diretas à liderança do PSD, conforme exigiu na sexta-feira, mas que foi rejeitada por Rui Rio no sábado. “Lamento que Rui Rio não tenha tido coragem de marcar eleições directas e que tenha medo de ouvir as vozes dos militantes”, disse Luís Montenegro esta […]

PSD: Conselho Nacional extradordinário esta quinta-feira no Porto

Moção de confiança de Rui Rio será votada esta quinta-feira.
Comentários