[weglot_switcher]

Ex-governantes Manuel Pinho e Rita Barosa terão recebido milhares de euros do saco azul do GES

Os antigos governantes terão ganho, enquanto funcionários do Banco Espírito Santo, mais de 158 mil euros em 2007 e 2008 e outros 45.891 euros no ano seguinte.
11 Dezembro 2017, 10h08

O ex-ministro da Economia Manuel Pinho, que governou durante o executivo de José Sócrates, e a antiga secretária de Estado da Administração Local Rita Barosa, que fez parte do governo liderado por Pedro Passos Coelho terão recebido milhares de euros do saco azul do Grupo Espírito Santo (GES).

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã desta segunda-feira, citando os autos da designada ‘Operação Marquês’. De acordo com o CM, os antigos governantes terão ganho, enquanto funcionários do Banco Espírito Santo (BES), mais de 158 mil euros em 2007 e 2008 e outros 45.891 euros no ano seguinte.

Os nomes de Manuel Pinho e de Rita Barosa, administrador do BES e diretora financeira do banco, respetivamente, constam de documentos da ES Enterprises, empresa considerada o “saco azul” do GES. O saco azul terá sido utilizado para realizar “pagamentos não documentados e não registados nas contas do GES, com o objetivo de ocultar a sua natureza ilícita e obstar ao seu manifesto fiscal”, segundo o Ministério Público.

“Falta conhecer muitos dos beneficiários do saco azul do BES”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.