[weglot_switcher]

Ex-presidente da Fed Janet Yellen na lista para secretária do Tesouro dos EUA

Janet Yellen foi a primeira mulher na liderança da Reserva Federal. O presidente norte-americano eleito Joe Biden deverá anunciar a maioria das suas escolhas no governo nas próximas semanas, avança a “Bloomberg”.
  • Carlos Barria/Reuters
14 Novembro 2020, 10h03

A ex-presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana Janet Yellen está na shortlist de Joe Biden para secretária do Tesouro dos Estados Unidos, avança a “Bloomberg” este sábado, citando fontes ligadas ao processo de escolha.

A equipa de Joe Biden está de olho naquela que foi primeira mulher na liderança da Fed, mas pondera também os economistas Lael Brainard, membro do conselho de governadores do banco central, e Roger Ferguson, antigo vice presidente da instituição.

Segundo a informação divulgada pela agência financeira, Janet Yellen terá cancelado, pelo menos, uma das próximas palestras nas quais iria estar presente devido a estar a ser considerada para o cargo ainda ocupado por Steven Mnuchin.

Desde que deixou a presidência da Fed, em 2018, Janet Yellen trabalhou em bancos de investimento, como o JPMorgan Chase e o Goldman Sachs e petrolíferas, entre as quais a Exxon Mobil, a ConocoPhillips e a Shell.

Laurence Meyer, cujo mandato como governador da Fed coincidiu com o de Janet Yellen na década de 90, disse à “Bloomberg” que espera que a ex-presidente da Reserva Federal faça o que for necessário para ajudar Joe Biden a ter uma administração “bem sucedida. “Janet não faz campanha” para empregos, pois “não precisa”, garantiu.

A responsável pela transição de governo nos Estados Unidos, Jen Psaki, informou recentemente que o presidente eleito do Partido Democrata reuniu-se no início da semana com conselheiros e assessores para debater as nomeações para a sua administração, que deverão ser conhecidas nas próximas semanas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.