[weglot_switcher]

Exames médicos vão estar todos disponíveis online em 2018

O presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) revelou que os exames clínicos vão estar todos desmaterializados no próximo ano.
28 Novembro 2017, 09h17

Os exames médicos vão ser todos digitais até ao fim do ano de 2018, noticia o Jornal de Negócios esta terça-feira. O presidente do organismo Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) revelou, em entrevista, que os exames clínicos vão estar todos desmaterializados no próximo ano.

A digitalização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está em marcha e, de acordo com Henrique Martins, a ligação entre as empresas que fazem exames clínicos, como laboratórios, e o SNS deverá estar concluída no final de 2018, quando toda a informação clínica dos utentes estiver disponível no registo de saúde eletrónico.

“Temos de conseguir chegar até ao final do ano [2018] já com todos os exames a serem disponibilizados no registo de saúde. Essa meta é claríssima”, disse Henrique Martins.

O SNS partilha, atualmente, “informação com os laboratórios online na área do cidadão [no portal do SNS]”. O presidente da SPMS afirmou que este é “um projeto complexo: os convencionados estão a ligar os seus softwares aos do ministério [da Sáude], e falta-nos apenas uma peça jurídica, um despacho da tutela, para tornar obrigatória essa disponibilização”.

Na mesma entrevista, Henrique Martins garantiu que a partir do portal do cidadão – que conta com 1,7 milhões de inscritos – deverá ser possível “entregar mensagens diretamente no e-mail do médico de família, caso ele queria disponibilizar esse serviço”. Pelo menos 711 médicos de família estão disponíveis.

Para concretiza este projeto há sempre a necessidade de validar a partilha de dados entre os utentes e o SNS e as empresas que fazem exames clínicos. Sobre isso, Henrique Martins disse que a “partilha de dados já foi autorizada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados”, mas o utente poderá sempre recusar a partilha dos seu dados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.