[weglot_switcher]

Explorer compra 65% da Devscope

Fundo IV adquire empresa de business intelligence e inteligência artificial. O valor do investimento não foi divulgado.
29 Junho 2023, 11h10

A Explorer Investments acabou de adquirir, em co-investimento do Fundo IV (60%) com os fundos SIFIDE, uma posição maioritária de 65% do capital social da Devscope Lda, empresa de referência em consultoria de sistemas de informação, maioritariamente nas áreas de Business Intelligence e Inteligência Artificial.

Este investimento junta-se à Micronipol e à Magos Irrigation Systems como participadas do Fundo Explorer IV.

O valor do investimento na aquisição não foi divulgado.

Os atuais acionistas e fundadores da Devscope, que vendem parte da sua posição, continuarão com o restante capital da empresa e irão manter-se na gestão “dada a sua reconhecida experiência no sector”.

Segundo o comunicado a estratégia da Devscope, em conjunto com a Explorer, para os próximos anos, passa pela profissionalização da gestão em simultâneo com uma aposta no crescimento da equipa onde se estima mais do que duplicar os recursos nos próximos anos e pela expansão da oferta de serviços de acordo com as mais recentes tendências de mercado e necessidades dos clientes.

Fundada há mais de 20 anos, a Devscope é hoje uma das empresas líder em sistemas de informação atuando como parceira da Microsoft, maioritariamente, nas áreas de business inteligence, sharepoint e inteligência artificial.

“O ano de 2022 foi um ano notório para a Devscope, tendo atingido quase 10 milhões de euros de faturação. Foi também selecionada para participar num dos maiores consórcios de IA liderado pela Defined.ai e por fim, tendo desenvolvido novas ferramentas de elevado prestígio nacional, entre elas, a Cybercomm com a Microsoft e uma ferramenta de inteligência artificial de apoio ao diagnóstico clínico”, lê-se no comunicado.

“O objetivo [deste investimento] passa simultaneamente por beneficiar do crescimento da empresa, fruto das suas vantagens competitivas e do seu posicionamento num mercado com grande potencial de crescimento. A Devscope apresenta um forte relacionamento com clientes de elevado renome nacional e internacional e um track-record de mais de 20 anos de experiência e de inovação”, refere a sociedade gestora de fundos de private equity.

Para Elizabeth Rothfield, sócia fundadora da Explorer Investments, “o foco no retorno aos nossos investidores é algo que está enraizado desde a nossa génese e estamos convictos que este investimento na Devscope se irá traduzir num elevado retorno para os nossos investidores”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.