[weglot_switcher]

Exportações crescem 40,6% e importações avançam 46,4% em maio

O comércio internacional teve um avanço considerável em maio, embora o efeito preço seja bastante visível nalgumas categorias, especialmente as mais associadas a consumos energéticos, ressalva o INE.
11 Julho 2022, 10h26

Maio viu as exportações nacionais crescerem 40,6% em comparação com igual mês do ano passado, enquanto as importações avançaram 46,4%, segundo os dados do INE divulgados esta segunda-feira. A nota do gabinete de estatística nacional destaca os acréscimos nas exportações e importações de Fornecimentos industriais, em especial nas importações de Combustíveis e lubrificantes, que cresceram 147,8% no período em análise.

Estes resultados comparam com os crescimentos de 16,8% e 29,1% assinalados no mês anterior para as exportações e importações portuguesas, respetivamente.

“No trimestre terminado em maio de 2022, as exportações e as importações cresceram 23,3% e 35,3%, respetivamente”, acrescenta a nota.

É de notar que “cerca de metade destas variações traduzem crescimento de preços”, ressalva o INE, um cenário em linha com a subida generalizada de preços que se vem verificando na economia portuguesa e global. Assim, continua o comunicado, “os índices de valor unitário  (preços) registaram variações homólogas de 17,2% nas exportações e 24,3% nas importações”.

Um dos principais motores do crescimento deste indicador foi a rubrica de Fornecimentos industriais, que conheceu um aumento de 60,3% nas exportações e de 38,6% nas importações, em grande parte explicado pelo aumento nas importações de combustíveis e lubrificantes. Ignorando esta componente, as exportações e as importações aumentaram 35,3% e 34,4%, respetivamente.

O INE salienta ainda que “os índices de valor unitário (preços) excluindo os produtos petrolíferos registaram variações homólogas de +12,9% nas exportações e +15,2% nas importações”, sublinhando o impacto da subida dos preços dos combustíveis no comércio internacional português.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.