[weglot_switcher]

Exportações de calçado caem 5% e descem pela primeira vez desde 2009

Embora Portugal tenha vendido entre janeiro e março mais pares de sapatos, fê-lo a um preço bem mais acessível: 20,32 euros por cada par, em comparação com os 22 euros do ano passado.
4 Junho 2018, 10h06

As exportações de calçado registaram a primeira queda desde 2009, tendo caído 5% para 509 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Embora Portugal tenha vendido entre janeiro e março mais pares de sapatos, fê-lo a um preço bem mais acessível: 20,32 euros por cada par, em comparação com os 22 euros do ano passado, avança o jornal “Diário de Notícias”.

Os números do comércio externo vêm comprovar o abrandamento do crescimento da economia portuguesa. A Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) reconhece que se vive “um momento de reajuste, em especial no setor do retalho, muito fustigado com três temporadas atípicas do ponto de vista climatérico e com advento do comércio online. Esse mau momento do setor retalhista, mais cedo ou mais tarde, sentir-se-ia no setor industrial”.

Na Europa, França registou uma queda de 6,1% nas exportações de calçado em comparação com igual período do ano passado. Na Alemanha e na Holanda, as vendas de sapatos para o exterior registaram também um recuo significativo de 6,9% e 5,5%. Em Espanha, à semelhança de Portugal, a queda foi menor à custa de uma redução substancial do preço médio do calçado.

Nos primeiros três meses do ano, Portugal exportou 24,9 milhões de pares de sapatos, um valor superior aos 24,3 milhões registados no período homólogo, mas foram pagos menos 1,77 euros em cada par, com o preço médio a baixar para 20,32 euros.

“Temos consciência que será um ano muito exigente – não podemos esquecer o crescimento acumulado de 60% nos últimos anos -, mas tudo estamos a fazer para que 2018 seja um ano de consolidação do calçado português nos mercados externos”, afirma Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.