Exportações e importações crescem mais de 18% no primeiro trimestre

Em termos homólogos com o período pré-pandemia (2019), o INE revela aumentos de 22% e 25,7%, respetivamente.

As exportações e as importações de bens aumentaram 18,7% e 36,6%, respetivamente, no primeiro trimestre de 2022, face ao período homólogo de 2021, segundo a estimativa rápida do Comércio Internacional de bens, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em comparação com o primeiro trimestre de 2020, as exportações cresceram 26,2% e as importações aumentaram 28,8%. Em termos homólogos com o período pré-pandemia (2019), o INE revela aumentos de 22% e 25,7%, respetivamente.

De forma a elaborar a estimativa rápida, o INE utilizou informação estatística relativa às trocas comerciais de bens com a União Europeia (Comércio Intra-UE) e os Países Terceiros (Comércio Extra-UE).

“O apuramento da estimativa rápida do Comércio Internacional permite a sua inclusão na estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais”, garante o INE.

Recomendadas

“Senhor PRR” alerta que guerra e inflação são riscos acrescidos ao plano

O novo presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) considera que a guerra na Ucrânia e a inflação são riscos acrescidos ao plano que precisam de estratégias para serem mitigados.

Pedro Dominguinhos é o novo presidente da comissão de acompanhamento do PRR

A Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR era presidida por António Costa Silva, que entretanto tomou posse como ministro da Economia e do Mar no atual Governo.

PremiumIndefinição no SEF gera críticas pela degradação do serviço

Novo adiamento da extinção do SEF leva partes interessadas a questionarem a degradação dos serviços. Agendamentos para reagrupamento familiar chegam a demorar um ano a marcar.
Comentários