[weglot_switcher]

Facebook testa mudanças: posts dos amigos separados dos conteúdos patrocinados

A rede social, com cerca de dois mil milhões de utilizadores, está a testar um novo sistema no feed de notícias.
25 Outubro 2017, 15h19

Eslováquia, Sérvia, Sri Lanka, Bolívia, Guatemala e Camboja. A rede social fundada por Zuckerberg testou nestes países uma mudança no feed de notícias: separou os conteúdos partilhados pelos amigos das publicações de páginas que não são patrocinadas.

Segundo avança o jornal inglês The Guardian, os utilizadores passarão a ler as publicações dos amigos num feed principal e as de marcas num feed secundário. Os resultados foram, para já, catastróficos para as empresas locais – de acordo com as empresas o engagement entre os utilizadores caiu entre 60 a 80%.

Em declarações ao The Guardian, o jornalista eslovaco Filip Struhárik confirmou a baixa interação. “Estas páginas estão com quedas dramáticas no seu alcance orgânico”, disse. Com as alterações a serem testadas, o Facebook vai agora analisar a reação dos utilizadores. No entanto, uma coisa é certa. Os produtores de conteúdos e muitas empresas com menos recursos financeiros manifestaram a sua preocupação com possíveis alterações na maior rede social do mundo.

Criado em 2004, o Facebook começou por se apresentar como uma rede bastante simples onde para se inscrever o utilizador criava um perfil com a sua imagem, adicionava alguma informação pessoal, podia referir a sua situação amorosa, podia incluir o ser número de telefone, contacto de chat e endereço de e-mail.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.