[weglot_switcher]

FC Porto e Sp. Braga defrontam-se no Jamor separados por quase 170 milhões de euros

Plantel bracarense foi um dos três que não valorizou durante toda a temporada, sofrendo uma desvalorização de 1,3%, ou seja, 1,4 milhões de euros. Já o grupo de jogadores liderado por Sérgio Conceição foi o segundo que mais valorizou ao longo de toda a Liga.
4 Junho 2023, 08h55

O FC Porto, detentor do troféu, defronta este domingo o Sporting de Braga, vencedor há dois anos, na final da Taça de Portugal de futebol da época 2022/23, uma semana após ter entregado o título nacional ao Benfica.

Os “dragões”, cujo plantel está avaliado em 279,3 milhões de euros (tendo registado uma valorização de 34,1 milhões de euros esta temporada) defrontam os “guerreiros do Minho”, avaliados em 111,3 milhões de euros. Uma diferença de 168 milhões de euros.

Ainda de acordo com valores do site “Transfermarkt”, o plantel do Sporting de Braga foi um dos três plantéis que não valorizou durante toda a temporada, sofrendo uma desvalorização de 1,3%, ou seja, 1,4 milhões de euros. Já o grupo de jogadores liderado pelo técnico Sérgio Conceição foi o segundo que mais valorizou ao longo de toda a temporada, sendo batido apenas pelo SL Benfica.

Depois de ter conquistado a ‘dobradinha’ na temporada passada, o FC Porto só pode agora minimizar o facto de ter terminado a I Liga em segundo lugar e juntar a prova rainha à Taça da Liga, que ergueu em janeiro, ao vencer o Sporting no jogo decisivo, por 2-0.

O Sporting de Braga, que terminou o campeonato no terceiro lugar, ganhou aos ‘dragões’ na última vez que os dois clubes discutiram o troféu, em 2016, impondo-se no desempate por grandes penalidades (4-2, após empate 2-2 no tempo regulamentar e prolongamento) e desforrando-se da derrota sofrida frente aos portuenses nas finais de 1977 (1-0) e 1998 (3-1).

O troféu conquistado há sete anos é um dos três que constam do palmarés dos minhotos, vencedores da prova também em 1966 e 2021, enquanto o FC Porto já ostenta 18 cetros, mais um do que o Sporting e menos oito em relação ao recordista Benfica (26).

O clube ‘azul e branco’ reúne favoritismo, numa época em que goleou por 4-1 na receção aos ‘arsenalistas’ e empatou 0-0 em Braga, para a I Liga, na qual, ainda assim, os minhotos ameaçaram até perto do fim o segundo lugar do FC Porto e a consequente presença direta na ‘Champions’.

A equipa treinada por Sérgio Conceição não poderá contar com o defesa João Mário, devido a lesão, a mesma razão que impede o técnico Artur Jorge de utilizar o defesa Sequeira, ao contrário dos colegas de setor Borja e Tormena, que já deverão estar recuperados.

A final da 83.ª edição da Taça de Portugal disputa-se no Estádio Nacional, em Oeiras, entre o FC Porto, detentor do troféu, e o Sporting de Braga, em jogo com início às 17:15 e que será dirigido pelo árbitro João Pinheiro, da associação de Braga.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.