[weglot_switcher]

FC Porto na ‘Champions’. Um ‘dragão’ a dividir favoritismo com espanhóis e alemães

O FC Porto tem apenas o terceiro plantel mais valioso do grupo mas é a equipa com o melhor palmares europeu entre espanhóis, alemães e belgas. Fase de grupos inicia-se com uma deslocação difícil ao Wanda Metropolitano.
  • 4 – Nanu (dois milhões de euros)
7 Setembro 2022, 17h00

Depois das estreias de SL Benfica e Sporting CP, o FC Porto é a terceira equipa portuguesa a entrar em campo na jornada inicial da Liga dos Campeões, numa partida que se irá disputar esta quarta-feira no Wanda Metropolitano, em Madrid, frente aos espanhóis do Atlético de Madrid a partir das 20h00.

Além de defrontar o terceiro classificado da La Liga na época anterior, o campeão da liga portuguesa irá ainda defrontar os alemães do Bayer Leverkusen (também terceiro classificado mas na Bundesliga) e os belgas do Club Brugge (vencedor da Jupiler Pro League na época passada).

Para já, e na primeira partida deste grupo B, os ‘dragões’ defrontam a equipa cujo valor de mercado é o mais elevado do grupo. De acordo com o site “Transfermarkt”, os espanhóis apresentam uma avaliação de 651,50 milhões de euros; um valor consideravelmente superior à avaliação de mercado do FC Porto: 248,75 milhões.

Neste grupo B, e também de acordo com o “Transfermarkt”, o Bayer Leverkusen (terceiro classificado na Bundesliga na época passada) está avaliado em 476,85 milhões de euros e o Club Brugge é, de forma evidente, a plantel menos valioso deste grupo: 161 milhões.

O FC Porto entra nesta fase de grupos com o objetivo de confirmar o natural favoritismo para se qualificar para a próxima fase, até tendo em conta que é a equipa com o melhor histórico na Europa neste grupo: duas vezes campeão europeu, uma Liga Europa e uma Taça UEFA.

O Atlético de Madrid também apresenta um palmarés muito interessante a nível europeu (três edições da Liga Europa, uma Taça das Taças e três SuperTaças Europeias); o Leverkusen conquistou uma Taça UEFA e os belgas do Club Brugge nunca conquistaram qualquer troféu europeu.

Cada vitória nesta fase irá permitir o encaixe de 2,8 milhões de euros e o empate garante às equipas um prémio de 930 mil euros. Já a qualificação para os oitavos terá uma recompensa de 9,6 milhões.

O FC Porto já recebeu 39,517 milhões de euros na Liga dos Campeões desta época, resultantes dos 15,64 milhões de fixos de participação e dos 23,877 milhões pelo 12.º lugar no ‘ranking’ da UEFA, com 185 mil pontos, incluindo 16 mil pelos êxitos europeus prévios. O campeão nacional, que vai participar pela 26ª vez na Liga dos Campeões, ganhou 44,2 milhões de euros na edição da época passada, muito longe dos 73,7 milhões arrecadados na época 2020/21.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.