[weglot_switcher]

FCT Nova abre a porta a mais de 7 mil estudantes do secundário no dia aberto

Nesta 15.ª edição da iniciativa que se realiza a 19 de abril, a faculdade apresenta três percursos inspirados em três figuras maiores da ciência: Albert Einstein, Marie Curie e Nikola Tesla.
11 Abril 2023, 11h38

A Nova School of Science and Technology | FCT Nova abre as suas portas do campus da Caparica dia 19 de abril a estudantes do ensino secundário. Este ano, na 15.ª edição da Expo FCT Nova, feira anual da faculdade, são esperados cerca de oito mil estudantes que vão conhecer os laboratórios, os professores, a oferta educativa e percorrer as mais de 100 atividades de ciência, tecnologia e engenharia do campus da Caparica.

A faculdade brinda este ano os alunos do secundário com três percursos de atividades inspirados em figuras incontornáveis da ciência: Albert Einstein, Nikola Tesla e Marie Curie. Os percursos não têm uma ordem predefinida e os estudantes podem interpolar as diversas atividades, em reflexo do ensino multidisciplinar da faculdade.

O percurso Albert Einstein está centrado nas atividades de física que notabilizaram o cientista alemão, desde um comboio que se conseguirá fazer levitar por repulsão magnética, à alteração de materiais em tempo real, como a atividade em que poderão transformar uma moeda de cobre em dourado, através de processos eletroquímicos. As experiências incluem lasers, robôs, eletrões, globos de plasma, criogenia, e a matemática em todas as suas dimensões, da aplicada à estatística.

O percurso Marie Curie distingue-se sobretudo pelas atividades de química, em homenagem à cientista que recebeu o Prémio Nobel da Química em 1910. Entre as atividades, a análise ao corpo humano através de radiação infravermelha, a possibilidade de alimentar circuitos eletrónicos através do stress; e ainda experimentar com microalgas, com a pigmentação da couve roxa ou até fazer a extração de ADN de um morango. Ainda em destaque, a oportunidade de soldar uma impressão 3D de metal.

Já o percurso Nikola Tesla tem foco na mecânica, engenharia eletrotécnica ou informática e inspira-se no célebre cientista da corrente alternada. Aqui é possível programar um micro robô, conhecer a mecânica por detrás de um drone, criar uma fechadura contactless, ou experimentar as diversas atividades que aplicam Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Inteligência Artificial na vida real, da construção civil aos videojogos.

“A Expo FCT é o nosso principal momento de contacto direto com os alunos do secundário, uma grande amostra da oferta educativa e do potencial ilimitado da ciência, tecnologia e engenharia. Queremos demonstrar a esta geração que está prestes a entrar na faculdade o impacto real que o conhecimento tem na sociedade, e que de certa forma está ao alcance destes jovens transformar Portugal e alcançar um futuro melhor”, explica José Paulo Santos, subdiretor responsável pela Comunicação da FCT Nova.

A Associação de Estudantes, a Biblioteca e o Laboratório de e-Learning e FabLab estão igualmente a organizar atividades para os visitantes. Haverá, por exemplo, uma demonstração de como fazer cerveja artesanal, iniciação à modalidade de tiro com arco e uma atuação do grupo de teatro da faculdade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.