[weglot_switcher]

Fed faz pausa em junho, mas será o fim da subida das taxas?, questiona BPI

A entidade bancária refere numa nota que espera que a Reserva Federal mantenha as taxas de juro inalteradas no intervalo 5,00%-5,25% após a reunião da próxima semana.
9 Junho 2023, 11h13

A reunião da Reserva Federal (Fed) marcada para os dias 13 e 14 de junho é aguarda com expetativa por parte das entidades bancárias e investidores mundiais.

Numa nota divulgada esta sexta-feira, 9 de junho, o BPI espera que nessa reunião a Fed mantenha as taxas de juro inalteradas no intervalo 5,00%-5,25%, mas questiona se tal vai significar o fim do ciclo do aumento das taxas de juro.

“Embora a inflação permaneça elevada, está a mostrar sinais de abrandamento e as turbulências no sector financeiro do mês de março e, inclusivamente, alguns sinais de normalização no mercado de trabalho sugerem que a Fed poderá fazer uma pausa na subida das taxas. Isto também lhe daria margem para avaliar como o ciclo de subidas acima mencionado acabou por se traduzir na economia como um todo”, pode ler-se na nota.

De resto, vários membros do Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC na sigla inglesa), já manifestaram a sua vontade de uma pausa na subida das taxas de juro, embora em nenhum caso tenham retirado a possibilidade de novos aumentos na reunião de julho ou nas reuniões seguintes.

“De facto, hoje os mercados financeiros estão a prever que, após a pausa de junho, a Fed suba as taxas de juro em mais um nível (para o intervalo 5,25%-5,50%) em julho e volte a baixá-las no final do ano”, indica a nota do BPI.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.