Fernando Araújo escolhido para diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (com áudio)

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de S. João, Fernando Araújo, é o escolhido para o cargo de diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo a “SIC Notícias”, mas ainda não terá respondido oficialmente uma vez que aguarda a promulgação do novo estatuto do SNS.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de S. João, Fernando Araújo, é o escolhido para o cargo de diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo a “SIC Notícias”.

Hoje de manhã, foi noticiado que Araújo abandonou as páginas de crónicas do “Jornal de Notícias”, abrindo caminho para assumir a posição agora anunciada.

Ao que a “SIC” apurou, o médico ainda não terá respondido oficialmente uma vez que aguarda a promulgação do novo estatuto do SNS, que está está a ser apreciado pelo Presidente da República. Contudo, só haverá uma decisão quando Marcelo Rebelo de Sousa regressar de Angola, para onde parte esta terça-feira para a tomada de posse de João Lourenço como chefe de Estado e de onde regressa na sexta-feira.

Fernando Araújo, que foi muito crítico da demissionária Marta Temido, é próximo do novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro — e foi também um dos nomes apontados para assumir esse cargo, o que não se veio a confirmar.

[Notícia atualizada às 13h40]

Relacionadas

“Nada muda” ou “má notícia”. Partidos criticam escolha do novo ministro da Saúde

O presidente do PSD, Luís Montenegro, antevê dificuldades na governança de Manuel Pizarro e tem pouca confiança de que “vá conseguir obter bons resultados”.

Manuel Pizarro deixa “para os próximos dias” novidades sobre a Saúde

O Presidente da República empossou o médico Manuel Pizarro como novo ministro da Saúde. O novo ministro tomou posse sozinho, ficando para mais tarde a tomada de posse dos seus secretários de Estado. A oposição em peso mostrou-se pouco agradada com a sua escolha.

Manuel Pizarro: à segunda foi de vez

O novo ministro da Saúde esteve para o ser em 2015. Ou era pelo menos essa a ideia dos que seguiam de perto a sua carreira. Sete anos depois, chega ao lugar que qualquer ex-secretário de Estado da Saúde quer, em princípio, ocupar.
Recomendadas

Governo dos Açores anuncia seis milhões de euros para medicamentos para idosos

O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, anunciou este sábado que o Plano e Orçamento de 2023 irá prever uma verba “histórica” para o Compamid, que apoia os idosos na aquisição de medicamentos, de seis milhões de euros.

Isolamento deixa de ser obrigatório para infetados com Covid-19

O Ministério da Saúde também aponta que os testes a covid-19 deixam de ser prescritos via SNS 24

Covid-19: Mortalidade e internamentos estáveis, infeções com tendência crescente

A mortalidade e as hospitalizações por covid-19 continuam em níveis estáveis em Portugal, mas o país regista uma tendência crescente de novos casos de infeção, indica o relatório sobre a evolução da pandemia hoje divulgado.
Comentários