Fernando Santos é a Personalidade do Ano 2016

Resultado de semanas de debates entre os jornalistas que, em Portugal, trabalham para órgãos de informação estrangeiros, a escolha ocorre no ano em que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol.

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) escolheu o selecionador português de futebol, Fernando Santos, para receber o prémio Personalidade do Ano – Martha de la Cal 2016. O anúncio do escolhido ocorreu durante a Festa de Natal da imprensa estrangeira, que se realizou nesta terça-feira, 13 de dezembro, na Câmara Municipal de Lisboa.

Resultado de semanas de debates entre os jornalistas que, em Portugal, trabalham para órgãos de informação estrangeiros, a escolha ocorre no ano em que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol sob a direção técnica de Fernando Santos, sendo a primeira vez na história do país que uma equipa portuguesa sénior conquista um título de importância mundial.

Ao tomar conhecimento do prémio, Fernando Santos mostrou-se emocionado. Agradeceu, afirmando que vai receber o prémio com humildade e gratidão pelo reconhecimento por parte da imprensa internacional. A cerimónia para a entrega do prémio deverá realizar-se durante o primeiro trimestre de 2017.

Nascido em 1954, enquanto jogador de futebol representou o Benfica, o Marítimo e o Estoril Praia, atuando como lateral esquerdo. Ao retirar-se do futebol, estudou engenharia, tendo voltado posteriormente a este desporto como treinador do Estoril Praia, onde ficou por sete épocas, levando o clube a realizar duas subidas de escalão, até o campeonato português. Esteve a seguir no Estrela da Amadora, onde pelos seus resultados passou a estar na mira dos grandes clubes de Portugal.

Em 1999 assume o Futebol Clube do Porto, onde foi campeão português – dessa época vem a alcunha de Engenheiro do Penta. Seguiu para a Grécia, onde treinou o Panathinaikos e a seleção grega. Foi um dos poucos que treinou os três grandes clubes de Portugal.

Recomendadas

JMJ Lisboa será um “mega fenómeno”, diz secretário-geral da Segurança Interna

O secretário-geral do SSI sublinhou que “ainda é cedo para uma estimativa” sobre o número de pessoas que vão estar presentes no país, mas “a experiência aponta para ser um mega fenómeno e mega evento com uma grande circulação de pessoas”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 5 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Natal. 87% dos portugueses vão decorar as casas e só 27% querem reduzir na eletricidade

São 54% os portugueses que não pensam gastar dinheiro em novas decorações (19% prevê gastar até 25 euros e 16% prevê gastar entre 25 e 50 euros), de acordo com os dados revelados por um estudo da Klarna.
Comentários