Festival Mostra de Artes da Palavra de volta a Oeiras

O evento decorre entre 4 e 8 de maio, com o Brasil como país convidado. Chico Buarque será o principal homenageado.

O Festival Mostra de Artes da Palavra (MAP) está de volta a Oeiras entre os dias 4 e 8 de maio. Trata-se da segunda edição do certame. A palavra volta a ser homenageada nas suas formas “cantada, dita, respirada, performada, debatida, viva”.

O MAP vai ter um conjunto de espetáculos integrados no mote “A Poesia Está Na Rua”, que nos traz Adolfo Luxúria Canibal, Marta Abreu, Llama Virgem, Lisbon Poetry Orchestra e um tributo a Chico Buarque que contará com a presença de Jorge Palma, Garota Não, Luísa Sobral, Luca Argel e da poeta Alice Neto Sousa.

No primeiro do Festival, 4 de maio, o destaque vai para a conferência “Onde Podemos Viver Senão Nos Dias?”, moderada por Nuno Miguel Guedes e que contará com Nicolau Santos, Luaty Beirão, Ana Bacalhau e Jorge Barreto Xavier. “Como enunciar palavras sem pedir perdão, num tempo em que o chamado politicamente correto parece corresponder a uma ortodoxia?” será uma das temáticas debatidas.

Curadoria de poetas e artistas

Esta edição a curadoria está entregue a poetas e artistas. Miguel Martins, Francisca Camelo, Raquel Castro e Rodrigo Brandão são os convidados a mostrarem como os aspetos multidisciplinares da palavra se podem unir.

No ciclo de cinema Cine-Poesia serão apresentados 16 filmes e documentários “que irão mostrar um pouco da imensa riqueza literária brasileira através de alguns dos seus poetas e escritores”.

A MAP terá ainda um concurso de fotografia, um concurso de eloquência, a tertúlia literária ‘Café dos Poetas’, exposições, ciclos de música e poesia e workshops.

Terão ainda lugar quatro masterclasses: “A Palavra e o Poder”, por Irene Flunser Pimentel, “A Palavra em Pessoa”, por Richard Zenith, “A Palavra no Cinema”, por João Botelho, e “A palavra na Performance”, por Adolfo Luxúria Canibal.

O programa completo pode ser consultado Aqui

Recomendadas

“Comboio da Meia-Noite”: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra propõe exposição à boleia da alta velocidade

Alunos de Mestrado de Arquitetura de Coimbra desenham o futuro. Ou melhor, idealizam uma Estação Ferroviária para a cidade, símbolo de uma nova mobilidade. O futuro talvez não esteja assim tão longe. Para ver e debater até junho.

Tom Cruise distinguido em Cannes dias antes do remake de Top Gun estrear em Portugal

O filme marca o regresso de Tom Cruise a Cannes 30 anos depois e faz parte da digressão mundial da longa-metragem, que estreia no nosso país a 26 de maio e conta com um elenco de luxo.

Sara Sampaio deslumbra na passadeira vermelha em Cannes

A top model portuguesa surgiu na passadeira vermelha do festival de cinema, deslumbrante, com um vestido que se destacou entre os demais.
Comentários