[weglot_switcher]

Fileira do Metal Portugal exportou 1.916 milhões de euros em outubro, o melhor resultado de sempre

É com novos mercados, não tradicionais, como o Japão, Suíça, Roménia, África do Sul e Coreia do Sul, que o Metal Portugal tem conseguido fazer crescer de forma significativa as exportações.
11 Dezembro 2020, 19h05

As exportações da fileira Metal Portugal atingiram o melhor resultado de sempre no mês de outubro, ao conseguirem exportações no montante de 1.916 milhões de euros.

“O mercado extra-União Europeia é o principal responsável para este crescimento de 3,7% nas exportações face ao período homólogo e um aumento de 9,6% face ao mês de setembro, que já tinha sido o 3º melhor mês de sempre”, destaca um comunicado do Metal Portugal.

Segundo essa nota, “a AIMMAP [Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal] anunciou que o mês de outubro representou o melhor resultado de sempre com um valor total de mais de 1.916 milhões de euros em exportações”.

“Este resultado representa um crescimento homólogo de 3,7%, sendo que este crescimento é surpreendente pois o período homólogo, anterior à pandemia, já tinha sido bastante bom para as exportações do Metal Portugal”, destaca este comunicado, acrescentando que a fileira “tem vindo a registar uma recuperação desde agosto deste ano, indicação de que de que tal como a AIMMAP tem vindo a referir, mais do que cancelamentos de encomendas, registaram-se adiamentos de encomendas”.

“O mercado extra-União Europeia continua em claro crescimento para o Metal Portugal, e apesar de existir uma recuperação clara nos mercados ditos tradicionais como Espanha, França e Alemanha, onde se registaram um aumento de adiamentos de encomendas, é com novos mercados, não tradicionais como o Japão, Suíça, Roménia, África do Sul e Coreia do Sul, que o Metal Portugal tem conseguido fazer crescer de forma significativa as exportações.

Os responsáveis do Metal Portugal salientam também a ‘performance’ na indústria automóvel, “tanto nos ligeiros como nos pesados, que justificam cerca de 79% do crescimento homólogo, e o crescimento nas exportações de produtos metálicos, máquinas e equipamentos, que fundamentam 81% do crescimento das exportações face ao mês imediatamente anterior”.

Para Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP, “o mês de setembro já tinha representado um mês histórico para o Metal Portugal, mas o mês de outubro acaba por se tornar o melhor de sempre para as exportações nacionais”.

“Estamos em claro crescimento, em contraciclo com a restante economia portuguesa e isso só mostra a resiliência e a combatividade do Metal Portugal para conseguir exportar para outros mercados não tradicionais e longínquos. Este resultado só prova que a qualidade da produção nacional é cada vez mais reconhecida no estrangeiro e, em plena pandemia, as nossas exportações continuam a crescer porque lhes é reconhecida qualidade”, conclui este responsável.

A AIMMAP é uma das mais representativas associações sectoriais do país, cujo objeto principal é servir os seus associados orientando-os na melhoria da competitividade e inovação constantes, fazendo-o de uma forma estruturada e duradoura.

A missão da AIMMAP é contribuir para a promoção e dinamização do sector metalúrgico e metalomecânico, fornecendo o apoio técnico, tecnológico, de formação profissional e logístico, tendo como objetivo um forte desenvolvimento sustentado do sector, que representa em sintonia com as entidades de suporte por si dinamizadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.