[weglot_switcher]

Finanças só atendem por marcação. Advogados falam em “clara violação” da lei

Além dos advogados, os contabilistas também se queixam de que necessitam de apoio presencial para resolver questões mais complexas, algo que torna-se complicado de ultrapassar através do atendimento online.
8 Agosto 2023, 07h53

Os balcões da Autoridade Tributária só estão a atender por marcação, uma situação que apesar de se enquadrar numa norma existente desde 2014, está a gerar constrangimentos e a ser alvo de críticas por parte de contabilistas e advogados, conta o “JN” na edição desta terça-feira.

Trabalhadores dos impostos criticam Autoridade Tributária

Em relação à norma, que existe desde 2014, a mesma apenas começou a ser implementada no período da pandemia mas ainda assim, a Ordem dos Advogados, citada pelo “JN”, considera que existe uma clara violação da lei, que resulta da falta de meios e recursos humanos nos serviços”. Os advogados destacam que cabe ao Ministério das Finanças solucionar esta situação.

Do lado dos contabilistas, têm existido muitas queixas relativamente à impossibilidade de resolver questões com maior complexidade através do atendimento online e também a demora nas marcações.

Aliás, muitas pessoas estão a ser surpreendidas à porta das Repartições das Finanças por não saberem que só serão atendidas com marcação prévia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.