[weglot_switcher]

Fitch sobe rating do Montepio e mantém perspectiva estável

O Montepio diz que a agência “faz referência aos resultados líquidos positivos alcançados em 2017, à redução dos custos operacionais e à redução dos ativos em risco, com o importante contributo da operação de titularização de crédito em incumprimento (NPL) concretizada recentemente”.
  • Montepio
21 Dezembro 2017, 16h40

A Caixa Económica Montepio Geral disse ao mercado que, em comunicado de 21 de dezembro de 2017, a agência de notação financeira Fitch Ratings anunciou a revisão em alta da notação de risco de Longo Prazo (Long Term IDR – Issuer Default Rating) de ‘B’ para ‘B+’, mantendo a perspetiva em ‘Estável’.

A Fitch anunciou ainda a revisão em alta da notação do VR (Viability Rating) de ‘b’ para ‘b+’ e confirmou a notação de risco de Curto-Prazo (IDR) em ‘B’, mantendo a perspetiva em ‘Estável’.

O banco liderado por José Félix Morgado diz que “a decisão sobre o rating foi tomada no âmbito da revisão anual e decorre do reconhecimento que a agência faz sobre os progressos resultantes da execução do Plano Estratégico 2016-2018, tendo as ações tomadas permitido à CEMG melhorar os seus indicadores fundamentais”.

A agência realçou ainda que durante o ano de 2017 a CEMG “apresentou sinais claros de melhoria do seu perfil financeiro, nomeadamente ao nível da capitalização, da qualidade dos ativos e da rentabilidade”, diz a nota.

O Montepio diz que a agência “faz referência aos resultados líquidos positivos alcançados em 2017, à redução dos custos operacionais e à redução dos ativos em risco, com o importante contributo da operação de titularização de crédito em incumprimento (NPL) concretizada recentemente, revelando o empenho da equipa de gestão na melhoria da qualidade dos ativos e o seu compromisso com os objetivos estratégicos definidos”.

O banco terá um novo presidente executivo no próximo ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.